Região oferece diversas opções de turismo natural, de aventura e rural

Vivian Guilherme

Região oferece diversas opções de turismo natural, de aventura e rural
Região oferece diversas opções de turismo natural, de aventura e rural

Treze cidades compõem a região turística Serra do Itaqueri, a última reunião do grupo aconteceu no dia 30 de outubro, em Rio Claro, e uniu representantes das cidades para discutir detalhes de material informativo que está sendo elaborado sobre as atrações turísticas das cidades que integram a região.

Segundo o turismólogo de Rio Claro, Ronei Grella, o grupo já existe desde junho de 2009 e neste período está indo para a terceira formação de diretoria. “É a segunda vez que Rio Claro entra na vice-presidência”, ressalta Ronei.

A eleição da nova diretoria acontece durante o Fórum Regional de Desenvolvimento Turístico da Região Serra do Itaqueri, que será realizado em São Pedro. A nova chapa que pretende assumir a mesa diretora da agremiação intermunicipal conta com: Luciana Pires de Jesus (Brotas) – Presidência; Ronei Grella (Rio Claro) – Vice Presidente; Marcelo Cavalcante (Analândia) – 1° secretário; e Diego Heron Pinheiro (Ipeúna) – 2° secretário.

“Vale ressaltar que este Conselho Permanente é oficial e instituído pelo Ministério do Turismo”, lembra Ronei, “a eleição desta chapa deverá acontecer no próximo dia 27 na cidade de São Pedro e deverá contar com dois terços dos 13 municípios que compõe a Regionalização Serra do Itaqueri para dar quórum”, explica.

De acordo com Ronei, durante este anos foram realizadas diversas oficinas a fim de identificar e priorizar os atrativos de cada município que deverá ser trabalhado como produto turístico. “Estas oficinas foram realizadas com a parceria do Senac Águas de São Pedro”, destaca.

No momento, o grupo está finalizando o primeiro material institucional da regionalização com descritivo de cinco atrativos de cada município, um mapa integrado e um calendário de eventos. “Este material será utilizado principalmente em feiras do setor turístico com o intuito de divulgar a regionalização e comercializá-la”, esclarece o turismólogo da Secretaria de Turismo de Rio Claro.

A regionalização de acordo com o MTur, é proposta como política pública de turismo segmentado, que significa olhar além do município isolado, para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização integrada e compartilhada. Ela se propõe olhar a região e ofertar o diferencial de cada um, fazendo com que o turista permaneça mais tempo na região gerando renda e desenvolvimento. “A regionalização visa a atuação conjunta dos municípios participantes. Com isso, o município complementa sua oferta de atrativos com os demais municípios”, aponta Ronei.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%