Lucas Calore

O Centro de Ressocialização Masculino ‘Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos’, em Rio Claro, promoveu na última semana a 3ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária para oferecer aos cerca de 230 reeducandos da unidade um conjunto de serviços que visam ao apoio na retomada da vida em liberdade.

De acordo com o diretor-geral Márcio Manoel dos Santos, a programação foi bastante produtiva. Ocorreram mais de 1.000 atendimentos durante o período de 19 a 22 de setembro. Os reeducandos participaram de palestra motivacional, receberam orientações sobre trabalho e auxílio no processo de reintegração social. Profissionais também colaboraram na emissão de 41 documentos de RG, 10 certidões de nascimento e outros 50 atendimentos jurídicos.

Cerca de 80 cortes de cabelo também foram realizados, assim como todos fizeram testes de HIV e sífilis, num apoio da Fundação Municipal de Saúde. Ainda, participaram de uma palestra com o Centro de Controle de Zoonoses a respeito de doenças como a dengue, febre chikungunya, febre amarela e zika vírus.

Santos diz que é muito gratificante a promoção dessas atividades no CRM. “Os números falam por si só. A palestra motivacional faz com que eles retomem a autoestima. Nossa faixa de reincidência é baixa, não chegando a 15%”, detalha. Atualmente a unidade conta com reeducandos em regimes fechado e semiaberto.

Unidade masculina de Rio Claro promoveu nessa semana ciclo de palestras e atendimentos em benefício dos reeducandos para auxiliá-los no processo de reintegração social

Dia a dia

Segundo o diretor-geral, atualmente todos os reeducandos trabalham. “Em empresas internas [em especialidades de tubos, conexões e fiações] ou externas. Ainda, também para a unidade, nos setores de limpeza, cozinha, carga e descarga, dentre outros. Cada um deles recebe salário mínimo”, conta Márcio.

Oito empresas recebem reeducandos do semiaberto, que chega a 80 homens. A Unidade conta com internos de cidades de toda região, num raio de até 200 quilômetros.

Além de Rio Claro, Santa Gertrudes, Itirapina, Araras, Leme, Piracicaba, Limeira e outras. A ida ao CRM do município se dá a partir de uma análise do perfil do reeducando.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.