O grupo saiu de Águas da Prata até o Santuário Nacional de Aparecida, totalizando 313 quilômetros, durante quatro dias, chegando a 38 horas de pedaladas

Matheus Pezzotti

Depois de concluírem o Caminho da Fé pelo asfalto no mês passado, de Rio Claro a Aparecida, o grupo formado pelos ciclistas Walter Hohne Junior, Ricardo Leite, Elaine Leite e Thiago Azevedo embarcou em mais um grande desafio: o Caminho da Fé por estrada de terra.

O ponto de partida escolhido foi a cidade de Águas da Prata, com o objetivo de chegar até o Santuário Nacional de Aparecida totalizando 313 quilômetros, durante quatro dias, chegando a 38 horas de pedaladas.

No primeiro dia, no último sábado (18), os ciclistas pedalaram 10 horas seguidas e concluíram 83 quilômetros, entre Águas da Prata e Inconfidentes, em um trecho predominantemente plano, comparado com os outros.

O grupo saiu de Águas da Prata até o Santuário Nacional de Aparecida, totalizando 313 quilômetros, durante quatro dias, chegando a 38 horas de pedaladas
O grupo saiu de Águas da Prata até o Santuário Nacional de Aparecida, totalizando 313 quilômetros, durante quatro dias, chegando a 38 horas de pedaladas

No segundo dia, a pedalada de quase 11 horas seguiu por 59 quilômetros até Estiva, sendo este considerado por eles o trecho mais difícil. No terceiro dia, os ciclistas chegaram até a cidade Luminosa depois de pedalar 65 quilômetros em pouco mais de nove horas.

E no quarto e último dia, na terça-feira (21), o trecho até Aparecida de 106 quilômetros, composto por várias descidas, foi concluído em oito horas.

“É o segundo ano que faço este percurso, mas foi uma experiência totalmente diferente. Este ano estou 20 quilos mais magro, também fiz uma preparação física específica com meu treinador e isso com certeza fez muita diferença para que eu concluísse este desafio de maneira mais confortável e em menos tempo”, comenta Ricardo Leite, um dos ciclistas do grupo treinado por Walter Hohne Junior, profissional em treinamentos de ciclismo e técnico da equipe de Ciclismo Velo/Seme Rio Claro. O grupo já planeja o próximo desafio, que deve acontecer ainda este ano.

CAMINHO DA FÉ

O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, da Espanha, foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida.

Com ajuda de um mapa e partindo de Águas da Prata, foi imaginado um caminho que chegasse até Aparecida, privilegiando a rota mais lógica e que atendesse ao perfil peregrino.

O Caminho da Fé foi inaugurado no dia 11 de fevereiro de 2003 e o trajeto pode ser alterado, visando a agregar outras cidades.

A credencial é um documento que o peregrino retira na cidade onde inicia sua trajetória, sendo carimbado nas pousadas ao longo do trajeto e apresentado na Secretaria da Basílica de Aparecida para recebimento do certificado de conclusão. Ao final do percurso, todos do grupo de Rio Claro retiraram seus certificados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest