Chuva no fim de tarde dessa quarta-feira (21) alagou trechos e derrubou árvores no Jardim América

Adriel Arvolea

Chuva no fim de tarde dessa quarta-feira (21) alagou trechos e derrubou árvores no Jardim América
Chuva no fim de tarde dessa quarta-feira (21) alagou trechos e derrubou árvores no Jardim América

Nessa quarta-feira (21), às 08h44, teve início, oficialmente, a estação mais quente do ano: o verão. Devido às altas temperaturas, elevação da umidade relativa do ar e predomínio de áreas de baixa pressão, novamente choveu em Rio Claro no fim da tarde.

Pontos de alagamento foram registrados no Jardim América, Vila Saibreiro, Arco Íris, Jardim São Paulo, Visconde do Rio Claro e Jardim Claret. A tendência dos últimos dias deve se repetir até o fim de semana, com chuva para o Natal.

“A previsão é de 80% de possibilidade de precipitação até o fim de semana, no período da tarde”, explica Carlo Burigo, da estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental).

Calor

A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas do que as registradas no verão passado, quando o fenômeno El Niño provocou um aumento nas temperaturas e nas chuvas em algumas regiões.

“No ano passado, tivemos um dos fenômenos El Niño mais fortes da história. Então, se formos comparar o ano passado e este ano, provavelmente este ano o verão não vai ser tão quente como no ano passado, porque o El Niño tem como característica aumentar a temperatura no Brasil”, explica a climatologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Renata Tedeschi.

Segundo ela, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a temperatura deve ficar dentro da média histórica. (Agência Brasil).

Verão promete ser chuvoso. Como as chuvas têm ocorrido no período da tarde, é bom estar prevenido ao sair de casa/trabalho. Importante é evitar áreas de risco de alagamento e se abrigar em locais seguros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.