Adriel Arvolea

lagoazul
Funcionário retira sujeira trazida pelas águas da chuva do Lago Azul; o lixo das vias públicas é arrastado pelas águas pluviais que desembocam nas oito galerias do parque

No último dia 18, foram registrados 67 milímetros de chuva no Parque Ecológico Lago Azul. Dessa forma, os 48 mil metros quadrados de espelho d’água tiveram um respiro frente à estiagem. Mas o lixo, também, acompanhou todo esse volume e invadiu as suas águas.

A sujeira das vias públicas foi arrastada pelas águas pluviais que desembocam nas oito galerias do parque. Embalagens e todo tipo de lixo acabaram poluindo o lago. De acordo com o administrador do espaço, Francisco Marcucci, as garrafas PET são o principal problema, ou melhor, ameaça.

“As chuvas trazem a sujeira da rua, principalmente da região Norte da cidade. Para manter o lago limpo, contamos com uma frente de trabalho para remover todo o lixo. Estimo umas dez pessoas empenhadas nessa tarefa”, comenta o administrador.

Já o esgoto que intermitentemente era despejado na água, agora segue pela tubulação que margeia o lago, em obra executada pela Odebrecht Ambiental. Além de acabar com os casos de despejo de esgoto, a obra aumentou a capacidade de vazão das redes da Rua 2 e das Avenidas 40 e 42, evitando, assim, transbordamento em dias de chuva.

Neste tempo chuvoso, o Lago Azul tem uma comporta elétrica para controlar a vazão de suas águas. Com peso total de, aproximadamente, dez toneladas, o equipamento teve sua automação desenvolvida por equipe da Escola Senai. A antiga comporta foi construída na década de 70, na gestão do prefeito Álvaro Perin, e tinha por objetivo fazer a limpeza do canal da Avenida Visconde do Rio Claro, no qual correm as águas do córrego da Servidão. “Acionamos quando necessário e baixamos o nível em até dez centímetros, contribuindo para a limpeza dos canais da Visconde”, afirma Marcucci.

Para manter a limpeza do parque, o administrador pede a colaboração dos visitantes para que depositem o lixo nos locais indicados. “Dispomos de lixeiras por todo o parque e, com isso, solicitamos a cooperação da comunidade para que nos ajude a manter o Lago Azul em ordem”, reforça. O parque fica aberto, em dias normais, das 7h às 19h. Informações: (19) 3532-4118.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.