Forte chuva derrubou árvore na Rua São Benedito (foto enviada pela leitora: Catia Moraes)

Vivian Guilherme

Forte chuva derrubou árvore na Rua São Benedito (foto enviada pela leitora: Catia Moraes)
Forte chuva derrubou árvore na Rua São Benedito (foto enviada pela leitora: Catia Moraes)

Um forte temporal atingiu Analândia na noite da última terça-feira (17) e causou estragos. Foram mais de 15 acidentes na rede elétrica, por quedas de árvores, galhos e outros materiais. Durante o apagão, enquanto a concessionária CPFL, arrumava a rede, a Unidade Básica de Saúde (UBS), parte da praça e o palco funcionaram por gerador.

Através das redes sociais, o prefeito Rogério Ulson, lamentou o transtorno causado aos munícipes e turistas, mas lembrou que os ventos fortíssimos e a chuva causam danos que dificilmente podem ser evitados.

Entretanto, sobre as quedas frequentes de energia que há anos acometem o município, o prefeito comenta que em breve estes problemas devem ser solucionados. Em reunião realizada no último dia 13, com responsáveis pela concessionária CPFL, Ulson cobrou um diagnóstico preciso e uma imediata solução para o problema.

Segundo informações fornecidas nessa oportunidade, “o maior problema na nossa região são as descargas elétricas na rede, provenientes de raios, cuja incidência é alta por aqui”, informa o prefeito. Ele afirma que as quedas poderão ser anuladas a partir de três medidas: instalação de um regulador de tensão, amento do número de para raios na rede e um religador automatizado.

“O regulador de tensão estabiliza a oscilação de energia. O último apagão que tivemos foi porque o aparelho antigo era inadequado, mas a CPFL já o trocou”, alerta Ulson. Ele lembra ainda que o número de para raios também foi aumentado, sendo a instalação de um religador automatizado a última medida a ser tomada.

“Temos duas linhas de energia que vem de Descalvado e abastecem Analândia. O problema é que quando uma falha, é necessário que seja deslocada uma equipe de manutenção de São Carlos para localizar e consertar o defeito. Eles não conseguem de lá mesmo, transferir para a outra rede, o que levaria alguns minutos. Esse é o principal problema e pode ser resolvido com um religador automatizado, que através de uma parceria com a Vivo, resolverá essa questão em definitivo, assim como, a do péssimo sinal de telefonia que temos”, conclui o prefeito informando que já encaminhou ofício para a Vivo e Anatel solicitando providências.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.