A Defesa Civil local conta com oito funcionários e mantém plantão 24 horas pela linha direta 199

Lucas Calore

A chuva que atingiu a cidade de Rio Claro na noite de terça-feira (17) assustou a população. Com fortes rajadas de vento, muitas ruas e avenidas ficaram tomadas pela água. Segundo a Defesa Civil, ainda assim não houve registro de nenhuma ocorrência grave.

De acordo com o diretor do órgão, o capitão Araújo, as precipitações ocorridas entre terça (11,9 mm) e quarta-feira (17,8 mm) totalizaram um acumulado de 212,9 mm de chuva em todo o mês de janeiro. “Está abaixo da média e dentro do padrão para a estação”, comenta.

As equipes da Defesa Civil continuam com o monitoramento da previsão e de ocorrências em todo o município. “Os pontos de alagamento mais comuns são os recorrentes e devem ser evitados. Se possível, caso esteja transitando por uma via, não se deve enfrentar o alagamento, orientamos a estacionar em local seguro e aguardar, pois o escoamento é bom e, assim que diminui a chuva, a via volta a ser transitável com segurança”, explica Araújo.

Os cidadãos que precisem de auxílio durante alguma emergência podem acionar o órgão por meio do telefone 199, durante as 24 horas do dia.

Pontos críticos

A Defesa Civil especifica quais são os pontos mais frequentes de alagamento no município. Portanto, quando a chuva fica mais intensa, deve-se evitar o tráfego de veículos nesses locais: Avenida 16 entre as ruas 21 e 22, no bairro Jardim São Paulo; Avenida Visconde do Rio Claro, em toda sua extensão; pontilhão da Avenida M-15 que liga o Jardim Primavera ao Cervezão; rotatória da Avenida 50-A com a Avenida Brasil; e Avenida Presidente Kennedy.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.