TEMPO INSTÁVEL: chuva deve continuar nos próximos dias, segundo a previsão do Ceapla

Sidney Navas

TEMPO INSTÁVEL: chuva deve continuar nos próximos dias, segundo a previsão do Ceapla
TEMPO INSTÁVEL: chuva deve continuar nos próximos dias, segundo a previsão do Ceapla

De acordo com a previsão do tempo fornecida pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp, o tempo em RC e região deverá continuar instável até sábado (29), com a possibilidade de mais chuva durante esse período.

Entre as 15 horas de terça-feira (25) até o mesmo horário dessa quarta-feira (26), o índice pluviométrico registrado chegou aos 45 mm (milímetros) no município. De novembro até essa terça, choveu na cidade o equivalente a 115 mm, número esse bem abaixo daquele registrado no mesmo espaço de tempo do ano passado, cuja marca ficou na casa dos 253 mm.

O técnico da estação meteorológica, Carlo Burigo, explica que a aproximação de uma frente fria estacionada, por enquanto, no Sul do País, associada a uma grande área de instabilidade, são as responsáveis pelas precipitações que atingem a redondeza desde o começo da semana.

Com tanta água caindo do céu, a umidade relativa do ar aumenta e já registra a marca dos 80%. Para quem sofre de problemas respiratórias, isso é um alívio. Mas, apesar das mudanças climáticas, as temperaturas não sofrem quedas significativas e a sensação de calor prossegue. “O volume de água esperado está dentro do previsto”, explica o técnico.

Choveu forte na tarde de ontem nas imediações de Cordeirópolis e Araras, segundo os dados do Ceapla. “O verão deverá ser marcado com bastante chuva. Mas vale lembrar que em algumas localidades a chuva pode ser mais intensas do que em outras”, observa Burigo.

Nesta quinta-feira (27) a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. Em alguns momentos, o sol até pode aparecer, mas será encoberto pelas nuvens.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.