Corte de árvore que caiu no jardim em março deste ano

Ednéia Silva

Rio Claro tem registrado muitas chuvas acompanhadas de fortes rajadas de vento. Esses vendavais aumentam o risco de queda de árvores em praças e jardins do município. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Manutenção e Paisagismo orienta para que as pessoas evitem circular em locais com grande concentração de árvores durante os temporais.

O assunto foi discuto pelo titular da pasta, Sérgio Guilherme, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News na quinta-feira (19). A questão foi levantada por causa da queda de uma árvore no Jardim Público e que estava em boas condições. O secretário explica que podas, cortes e retiradas de árvores somente são feitos com autorização da Sepladema.

“Não fazemos nenhuma intervenção sem antes passar pela Sepladema, que tem os profissionais qualificados para avaliar a árvore e orientar o que deve ser feito”, comenta Guilherme. Ele destacou ainda que as árvores retiradas são repostas. Para cada árvore cortada, são plantadas outras dez a título de compensação ambiental.

Corte de árvore que caiu no jardim em março deste ano
Corte de árvore que caiu no jardim em março deste ano

De acordo com ele, algumas intervenções já foram feitas no Jardim Público, mas ainda existem duas árvores que precisam ser retiradas. No entanto, para realizar o serviço, a secretaria precisa de equipamento que será emprestado pela Elektro. A ideia é fazer o trabalho em um domingo para minimizar os transtornos, visto que a rede de alta tensão precisará ser desligada.

Guilherme comenta que, em termos de prevenção, a secretaria não tem um foco específico. Todas as praças recebem atenção especial, mas esse cuidado é maior em locais que têm árvores grandes e frondosas, como o Jardim Público e a Avenida da Saudade. Em caso de vento forte, essas árvores tombam e a raiz muitas vezes não suporta o peso e por isso acontece a queda. Exemplo disso foi a árvore que caiu na Rua 4 no Jardim Público em março deste ano. Felizmente não houve feridos e grandes danos.

A Via da Saudade está recebendo serviços de iluminação e paisagismo. Neste sábado (21) haverá plantio de orquídeas no local. Guilherme informou que os trabalhos devem ser concluídos na segunda quinzena de dezembro. As solicitações de podas, cortes e plantios podem ser feitas pelo telefone 156 ou pessoalmente no Atende Fácil. O áudio com a entrevista está disponível aqui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.