As chuvas voltara a cair em Rio Claro nesta segunda-feira (19) e isso deve voltar a acontecer durante esta semana. O comentário que surgiu nas redes sociais é de que a acidez destas chuvas poderia trazer riscos. De fato, a chuva ácida pode ocorrer em algumas cidades do estado, porém isso não se aplica exatamente a Rio Claro.

Carlo Burigo, do Ceapla da Unesp, confirmou a previsão de chuva para os próximos dias e explicou o efeito da chuva ácida: “Na verdade, toda chuva é ácida, umas mais outras menos. Quando fica muito tempo sem chover, a concentração de ácido é maior e essa concentração vai diminuindo até chegar a um ponto praticamente neutro”.

Sobre os riscos oferecidos, Burigo também deu explicações: “Não sei dizer se faz algum mal para a saúde, se pode ter algum tipo de reação com a pele das pessoas. O que eu sei, por exemplo, é que, dependendo da concentração de acidez, pode oxidar a pintura de carros, etc”.

A Defesa Civil do município descartou a chuva ácida em Rio Claro nos próximos dias: “Após longo período de estiagem, as chuvas trazem ao solo micropartículas que estão em suspensão na atmosfera, porém isso não caracteriza chuva ácida. A principal orientação, após estiagem, é que a água das chuvas não seja utilizada”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.