Vivian Guilherme

O país ficou espantado com a morte de uma menina depois de levar um choque em um prédio de Belo Horizonte. A garota de 13 anos estava abrindo o portão para levar o lixo para fora do prédio, quando ocorreu descarga na caixa de energia.

Na verdade, a situação não é tão excepcional, já que, conforme estudo apresentado pela Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, 180 pessoas morreram em 2014 vítimas de problemas com instalações elétricas dentro de casa. No total, choques causaram a morte de 627 pessoas em todo o país, 69 delas crianças e jovens até 15 anos.

A região que apresenta o maior número de acidentes fatais foi a Nordeste, com 266 ocorrências. A Região Sudeste teve 123 óbitos, 56 deles no Estado de São Paulo. Em relação aos profissionais atingidos, o número de pedreiros, pintores e ajudantes supera o de eletricistas: 31 contra 29. A faixa etária mais atingida é de pessoas com idade entre 31 e 40 anos, com 166 ocorrências. As crianças também sofrem com os problemas nas instalações elétricas: foram 69 casos fatais em pessoas jovens de 0 a 15 anos.

Em Rio Claro, conforme informações fornecidas pela Fundação Municipal de Saúde, não foram registrados óbitos, entretanto houve registros de choques elétricos em residências. No ano passado, foram seis casos e, neste ano, dois. A Fundação orienta a população para que, caso ocorra qualquer tipo de acidente com eletricidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seja chamado imediatamente, por meio do telefone 192.

O diretor municipal de Defesa Civil de Rio Claro, Danilo de Almeida Kuroihi, destaca que esse tipo de acidente costuma ser mais comum em crianças, por isso alerta para alguns cuidados necessários dentro de casa. “Orientamos para nunca deixar as tomadas descobertas, não utilizar o chamado ‘T’, que pode ocasionar descargas elétricas, e não deixar fios desencapados”, orienta Kuroishi, que lembra a necessidade de promover a segurança no lar, desenvolvendo cuidados comuns no dia a dia.

EVITANDO ACIDENTES
◙ A rede elétrica interna deve passar por manutenção a cada dois anos.
◙ Cuidado com fios e tomadas, principalmente se houver crianças. Fios devem estar bem isolados e tampe as tomadas com protetores.
◙ Nunca ajuste a temperatura do chuveiro com ele ligado.
◙ Geladeira e qualquer equipamento que estejam dando pequenos choques, mesmo aqueles quase imperceptíveis, precisam ser trocados.
◙ Secador de cabelo e chapinha não devem ser usados no banheiro. Use-os em um local bem seco.
◙ Trovoadas e raios: não toque em equipamentos que estejam ligados à tomada; não use celulares que estejam carregando; não use o telefone fixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Rouquidão prolongada é sinal de alerta na saúde

Rio Claro aplicou 1.402 doses de vacinas no sábado