Laura Tesseti

 

Quem estava em Rio Claro, Santa Gertrudes e demais municípios vizinhos pôde perceber, no início da tarde de quarta-feira (9), uma fumaça escura e espessa no céu.

O fato chamou atenção de muitas pessoas e, em contato com a Defesa Civil de Santa Gertrudes, a reportagem do JC confirmou um incêndio de grandes proporções na área rural do município, que acabou se alastrando para demais locais. “Essa área pertence a uma usina e, segundo o que conseguimos de informações com as equipes que ajudavam no combate ao fogo, a queima da cana-de-açúcar não é mais feita pela empresa, pois segundo legislação tornou-se ilegal”, explica Sivaldo Elias, que responde pelo departamento de Defesa Civil gertrudense. Ainda segundo Elias, o incêndio possui características criminosas. “O pessoal comentou que muitas pessoas costumam ir até o local onde o fogo teve início para pegar minhocas, muitas vezes para pescar ou até mesmo alimentar animais, e alguém pode ter fumado ou causado fogo de alguma maneira e, devido ao tempo seco, o mato alto e também aos ventos que estavam muito fortes durante toda quarta-feira (9), o fogo alastrou-se muito rapidamente.”

Durante toda tarde, além da equipe da Defesa Civil de Santa Gertrudes, cinco caminhões-pipa foram utilizados para tentar conter as chamas, três deles da usina de cana-de-açúcar e dois de uma empresa do setor cerâmico, que fica próxima ao local.

Até o fechamento desta edição, equipes ainda permaneciam no local com o objetivo de combater as chamas e fazer o rescaldo necessário para que o incêndio finalmente chegue ao fim.

Causa

Após todas as providências serem tomadas e a área passar pelo rescaldo necessário dos profissionais, investigações determinarão a real causa do incêndio.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.