Loteamento residencial Parque Flórida enfrenta vários problemas de infraestrutura

Ednéia Silva

Loteamento residencial Parque Flórida enfrenta vários problemas de infraestrutura
Loteamento residencial Parque Flórida enfrenta vários problemas de infraestrutura

Há anos os moradores do Parque Flórida, localizado na Rodovia Constante Peruchi (SP-316), estrada que liga Rio Claro a Santa Gertrudes, enfrentam problemas com falta de estrutura (ligações de água, luz e esgoto). Além disso, o residencial foi construído em área em antigo lixão causando problemas ambientais. Por conta disso, a Cetesb deverá monitorar o bairro.

A informação foi divulgada pelo vereador Julinho Lopes (PP) em entrevista ao programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan. De acordo com ele, o monitoramento faz parte de um acordo assinado com o Ministério Público. O proprietário do loteamento terá que doar terreno para a criação de área verde.A Cetesb deverá monitorar a situação dessa área e dos lotes onde foram identificados resíduos poluentes de uma antiga empresa do setor ceramista.

Lopes informou que o Daae já está providenciando as ligações de água, já que atualmente o bairro é abastecido por caminhões pipa. Da mesma forma, a rede de esgoto também está sendo providenciada. Ele acredita que em 80 dias tudo estará resolvido. Para o vereador, apesar do loteamento ser particular, a prefeitura é co-responsável porque forneceu as certidões e autorizações necessárias para a construção.

A Prefeitura de Santa Gertrudes explica que mesmo sem pertencer ao município, a prefeitura oferece atendimento nas áreas da saúde e educação aos moradores do Parque Flórida. Como o loteamento está localizado entre Rio Claro e Santa causa muita confusão.

“Muitos moradores do lugar reclamam da falta de infraestrutura e pedem melhorias no abastecimento de água, sinalização, segurança, limpeza de terrenos, serviço de tapa-buracos, junto aos departamentos da Prefeitura de Santa Gertrudes, porém é preciso salientar que os investimentos devem ser feitos pela administração de Rio Claro, a qual recebe os tributos e os impostos que devem ser utilizados no Parque Flórida”, esclarece.

A prefeitura conclui dizendo que por pertencer a outra municipalidade, “Santa Gertrudes não tem o poder de intervir ou realizar qualquer ação no espaço e orienta aos moradores daquela região para que busquem a Prefeitura de Rio Claro para pedir soluções aos seus anseios”.

A Prefeitura de Rio Claro disse que a informação de que o Parque Flórida foi construído sobre um lixão não procede. Sobre as demais questões, a prefeitura esclarece “que o bairro está em processo de regularização por parte do empreendedor. Portanto, vários itens de infraestrutura só serão possíveis quando o bairro for totalmente regularizado pelo loteador”.

A administração municipal afirma que mesmo sem estar oficializado, o bairro vem sendo atendido com serviços básicos. “A coleta de lixo no Parque Flórida é feita três vezes por semana, como acontece na maioria dos bairros do município. A prefeitura também está fazendo de forma periódica a limpeza e corte de mato nos terrenos do Parque Flórida”, destaca.

Nova operação de limpeza será realizada na próxima semana pela Secretaria de Manutenção e Paisagismo. O corte de mato será feito em terrenos públicos e particulares com cobrança posterior dos proprietários. Por outro lado, a Cetesb não respondeu ao questionamento até o fechamento desta edição.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.