Funcionários da Elektro fazem reparo na rede elétrica em via de Rio Claro (foto arquivo)

Ednéia Silva

Funcionários da Elektro fazem reparo na rede elétrica em via de Rio Claro (foto arquivo)
Funcionários da Elektro fazem reparo na rede elétrica em via de Rio Claro (foto arquivo)

No escuro. Assim estão os moradores de parte do Cervezão onde as ruas estão sem iluminação pública há mais de dez dias. O problema acontece na Rua M-7, entre as avenidas M-25 e M-29, e na Avenida M-27, entre as ruas M-6 e M-9. A solicitação de reparo já foi feita à prefeitura e à Elektro, mas até o momento o pedido não foi atendido.

A reclamação foi feita pela ex-vereadora Cidinha Rodrigues, que reside na Rua M-7. De acordo com ela, os trechos citados ficam em total escuridão durante a noite e causam temor nos moradores em chegar e sair de casa nesse período. Ela, assim como os demais moradores, cobra o reparo do sistema de iluminação pública dos locais citados.

Cidinha conta que o pedido foi feito por várias vezes à prefeitura e à Elektro, mas a responsabilidade pelo serviço fica sendo transferido de um para o outro sem que o problema seja resolvido. “Enquanto isso, a população está no escuro”, desabafa. “Alguém deveria se responsabilizar”, cobra.

O jogo de empurra-empurra acontece porque desde o último dia 1º a manutenção do sistema de iluminação pública foi transferido da Elektro para a prefeitura por determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A administração municipal solicitou em novembro de 2014 o adiamento da transferência por mais 150 dias e aguarda decisão da agência.

O pedido foi feito sob o argumento de que a concessionária não forneceu todas as informações necessárias para a contratação de uma empresa que possa assumir o sistema. Na segunda-feira (5) a prefeitura informou que “diante desta situação, a prefeitura está discutindo o assunto e buscando explicações, visando a normalidade do setor, sem prejuízos à população”.

Questionada sobre o problema citado acima, a Elektro informou que, de acordo com a Resolução 414/2010 da Aneel, em 1º de janeiro foi feita a transferência dos ativos de iluminação pública para a prefeitura. Portanto, a partir dessa data, passou a ser de responsabilidade da mesma a manutenção nos ativos de iluminação pública.

Entretanto, a concessionária afirma que “como o local apontado refere-se a uma manutenção feita recentemente pela Elektro, providenciaremos o retorno de uma equipe nossa ao local, para sanar definitivamente a pendência”.

A prefeitura foi procurada para comentar o caso, mas até o fechamento desta edição não deu retorno.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.