O CCZ não recomenda o uso dos caramujicidas, porque não existe antídoto e pode matar animais e humanos se ingeridos

Ednéia Silva

Além do mosquito da dengue, o período de chuvas também traz outra preocupação: os caramujos africanos. Esses animais proliferam rapidamente e invadem as residências, causando uma série de transtornos, além de poder causar doenças graves que podem levar à morte. As autoridades de saúde não recomendam o uso de venenos, mas sim a coleta manual. Para isso, uma boa armadilha é usar cerveja para atrair os animais.

A dica foi dada por Solange Mascherpe, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com ela, os caramujos africanos são considerados uma das 100 piores pragas do planeta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Solange comenta que o CCZ não recomenda o uso dos caramujicidas existentes no mercado, porque não existe antídoto e pode matar animais e humanos em caso de ingestão. O ideal é fazer a coleta manual. Para facilitar esse processo, as pessoas podem montar armadilhas.

O CCZ não recomenda o uso dos caramujicidas, porque não existe antídoto e pode matar animais e humanos se ingeridos
O CCZ não recomenda o uso dos caramujicidas, porque não existe antídoto e pode matar animais e humanos se ingeridos

Solange informa que um produto eficiente para atrair os animais é a cerveja. As pessoas devem colocar em um prato ou lata um pedaço de madeira ou tecido embebido em cerveja em local coberto durante a noite. Eles vão se juntar no local e na manhã seguinte poderão ser coletados manualmente.

Solange orienta que a coleta deve ser feita com as mãos protegidas com luvas ou sacos plásticos. Em hipótese alguma os caramujos devem ser pegos com as mãos desprotegidas por causa do risco de transmissão de doenças. Os caramujos devem ser colocados em saco plástico fechado. Depois de mortos, os caramujos devem ser quebrados antes do descarte, que pode ser feito nas unidades de saúde.

Solange ressalta ainda que os locais com hortas e árvores frutíferas que têm caramujos merecem atenção especial. Os produtos não devem ser consumidos antes de ser higienizados com solução feita com uma colher de água sanitária em um litro de água. As verduras devem ficar imersas na solução durante 30 minutos. O ideal é fazer o procedimento com todas as verduras, legumes e frutas antes do consumo, por se desconhecer a procedência das mesmas. A medida tem como objetivo matar os vermes transmitidos pelo muco do caramujo, que podem causar hemorragia intestinal e meningite.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.