Luis Fernarndo Quilici

Encorpada, com mais sabor, cheiro e textura. Esta é a cerveja artesanal que ao longo dos últimos anos vem ganhando o paladar de consumidores sofisticados, que buscam mais prazer ao degustar essa primitiva bebida. O Brasil é hoje o 3º maior produtor mundial de cervejas, com uma produção estimada em 14 bilhões de litros/ano, atrás dos EUA (22,1 bilhões de litros/ano) e China (46 bilhões de litros/ano). Ainda sem dados oficiais, estima-se que a participação das cervejarias artesanais no mercado geral brasileiro de cervejas seja de 1%, com ampla possibilidade de crescimento. Comparando-se dados de 2016 com 2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, órgão que regula o setor cervejeiro, nota-se um crescimento de 37,7% no número de cervejarias registradas no país. Ao final do ano passado existiam 679 empresas e 8,9 mil produtos registrados. Uma média de 13 produtos para cada marca. O setor cervejeiro responde por 1,6% do PIB nacional. Em 2013, pesquisa do IBOPE mostrou que a cerveja é a bebida preferida dos brasileiros, com 64% da preferência dos entrevistados.

Mercado Qualidade realiza curso que promete reunir apaixonados pela cultura cervejeira

De olho na tendência do consumidor em cada vez mais se especializar na identificação de cervejas refinadas, o Mercado Qualidade realizará, na próxima quinta-feira (26), o Curso Básico de Análise Sensorial de Cervejas Artesanais na Prática. O curso será ministrado pela renomada sommelier de cervejas Bruna Mazzeo. Durante o curso, os apreciadores aprenderão a degustar cervejas artesanais de forma técnica, avaliando os atributos e características do produto por meio de observações sensoriais. Dividido em duas partes, teórica e prática, o evento é direcionado aos cervejeiros e apreciadores que desejam qualificar seus conhecimentos sobre o universo das cervejas artesanais e exercitar suas percepções degustativas. Um detalhe importante: o participante terá metade do valor do investido no curso retornado em créditos para a compra de cervejas artesanais na famosa Adega do Mercado Qualidade. Imperdível! As vagas são limitadas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.