Santa Gertrudes completa, nesta segunda-feira (16), 73 anos de emancipação. De acordo com a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), o setor industrial cerâmico tem uma relevância muito significativa no contexto econômico da cidade. Hoje, 87% dos empregos gerados na indústria local têm ligação direta com o setor cerâmico.

Santa Gertrudes sedia atualmente sete grupos cerâmicos associados à ASPACER, que operam em alguns casos em até mais de uma planta industrial, sendo eles: Grupo Embramaco, Grupo Incopisos, Cerâmica Villagres, Grupo Almeida, Grupo Cedasa Cerâmicas, Formigres Pisos e Revestimentos Cerâmicos e Viva Cerâmica.

Levantamento feito junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que tem como referência o mês de maio deste ano, mostra que na cidade são gerados pela indústria 6.468 postos de trabalho, sendo que deste volume 5.621 postos, ou seja, 87% dos empregos são originados pela indústria cerâmica. “O reflexo econômico do volume de empregos gerados pela indústria é muito maior, se levarmos em conta os empregos indiretos, tendo em vista a cadeia produtiva do setor muito diversificada. No entanto, mais do que empregos, o setor cerâmico gera desenvolvimento, progresso e movimenta de maneira muito relevante a economia de toda região”, destacou o diretor de Relações Institucionais da ASPACER, Luís Fernando Quilici.

O prefeito de Santa Gertrudes, Gino da Farmácia, destacou também a importância das indústrias cerâmicas, em especial no contexto socioeconômico. “O setor cerâmico é um dos ramos responsáveis pelo desenvolvimento econômico da nossa região, que gera em torno de 80% dos empregos em nossa cidade. Por isso, ressalto a grande importância deste setor, que hoje é um dos principais responsáveis pelo nosso desenvolvimento, além de ser um polo cerâmico reconhecido mundialmente, o que é sinônimo de orgulho para nosso município”, pontuou o prefeito.

Divulgação

Setor de revestimentos impulsiona empregos no município, gerando desenvolvimento e progresso para toda região.

Grupos

Santa Gertrudes sedia sete grupos cerâmicos associados à Aspacer que operam em até mais de uma planta industrial

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.