Centro Histórico: obras devem terminar em 2016

63

Lucas Calore

Quem passa pela Rua 1, próximo da Avenida 7, ao lado da antiga Estação Ferroviária, pode observar que a paisagem por ali está mudando. Há bastante tempo que os moradores de Rio Claro não viam um investimento tão grande na área de lazer no município. Trata-se da revitalização do Centro Histórico da Cidade Azul. As obras iniciaram-se há cerca de dois anos e a Prefeitura Municipal pretende entregá-lo finalizado ainda em 2016.

 

Obras ao lado da antiga Estação Ferroviária estão a todo vapor; alambrado já foi instalado
Obras ao lado da antiga Estação Ferroviária estão a todo vapor; alambrado já foi instalado

Investimentos
O prazo original foi estendido pelo fato de a empresa que venceu a primeira licitação para realizar a obra não ter conseguido cumprir o contrato. O projeto foi reformulado e as obras, retomadas. O investimento é de R$ 3.179.347,83, com recursos do Governo Federal e a contrapartida da administração local é de R$ 254.347,83. O projeto promete surpreender os rio-clarenses e turistas que passarem pela cidade.

Atrações
Dois marcos arquitetônicos do Centro Histórico estão sendo restaurados, a Casa de Comando e a Casa do Engenheiro. A pista de skate já está pronta e jovens já estão utilizando-a. A renovação paisagística inclui, ainda, nova iluminação e calçamento em mosaico português. A implantação de uma grande fonte luminosa está em andamento. O equipamento terá sistema de som e jatos de água que vão alternar cores, tamanho e frequência de acordo com a música que estiver tocando. Também está sendo implantada uma arena ao ar livre para eventos culturais. Vale lembrar que na primeira etapa dos trabalhos o antigo pontilhão no cruzamento da Avenida 7 com a Rua 1 foi aterrado e novo trecho de via foi aberto naquele ponto, reorganizando o trânsito e oferecendo maior segurança a motoristas e pedestres.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: