A implantação do futuro Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Rio Claro, que está no papel há anos, está no meio de uma nova polêmica envolvendo a Câmara Municipal e a Prefeitura. Isto porque, antes previsto para ser construído dentro da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’ (Feena), unidade de conservação que conta com extensa fauna e flora, agora a previsão é para que o Centro seja implantado no Distrito Industrial. O fato, evidenciado pelo vereador Alessandro Almeida na sessão de segunda-feira (28), gerou debate no Poder Legislativo.

O parlamentar criticou a escolha do novo local, isolado e sem vegetação. “É um serviço de reabilitação de animais silvestres. Quando falamos em reabilitar, ele deve estar o mais perto possível do seu habitat natural. (…) querem fazer o Centro de Reabilitação ao lado do Canil Municipal, de indústrias e na frente de um ponto de reciclagem, onde passam caminhões. Isso vai trazer doença para os animais, vão fazer o que ali?”, questionou, ganhando apoio de demais vereadores como Rafael Andreeta, Carol Gomes, Hernani Leonhardt, Serginho Carnevale e Geraldo Voluntário.

A reportagem do JC noticiou ainda no Governo Juninho que a implantação era para acontecer dentro da Feena em cumprimento ao um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público. O uso do antigo Horto Florestal para implantação do projeto era uma das possibilidades em estudo, mas não estava oficializada, segundo a atual administração municipal.

“A partir de análise mais detalhada, feita em conjunto com o departamento de Fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, optou-se por área com estrutura mais adequada na Rua Meridian com Avenida das Indústrias, no Distrito Industrial. O projeto está em fase de finalização para que, em breve, sejam iniciados os procedimentos administrativos de licitação”, comunica a Prefeitura de Rio Claro.

Consultada se o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do MP, foi oficiado sobre a mudança de local para o Centro, a gestão municipal informou que, assim como as demais etapas desse trabalho, a definição do local foi devidamente oficiada ao Ministério Público. O JC contatou a Promotoria de Justiça, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.

Críticas

Vereadores afirmam que novo local trará impacto ao bem-estar dos animais, uma vez que fica em local cercado por indústrias.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.