O evento musical Fortalecendo a Cena entra no clima das festas juninas e terá muito forró nesse domingo (17), das 17 às 22 horas no Centro Cultural “Roberto Palmari”, em Rio Claro. Trio Gameleira, Baile dos Ratos e Forrófiando serão as atrações do evento, que tem entrada gratuita.

“O forró, ritmo tão brasileiro, que anima festas juninas e coloca o público para dançar, irá predominar no evento deste mês”, afirma Daniela Ferraz, secretária da Cultura. “A cada mês os rio-clarenses estão tendo a oportunidade de apreciar diferentes gêneros musicais no Fortalecendo a Cena, de maneira que possamos difundir a riqueza e diversidade que há na música”, acrescenta.

O Trio Gameleira foi formado em 2010, com a ideia de reviver velhos clássicos do forró tradicional e dar uma cara nova ao forró pé-de-serra, com muita cadência e um belo repertório cuidadosamente selecionado. Formado pelo multi-instrumentista e sanfoneiro nordestino José Luciano da Cruz (Gameleira), acompanhado do zabumbeiro Dennis de Melo (Perci), e do trianguleiro André Luis Melo (Grilo), irmãos nascidos nos Estados Unidos da América, filhos de brasileiros. O repertório é construído com base na musicalidade nordestina, apresentando ritmos que formam o forró pé-de-serra, tais como baião, xaxado, xote, côco, maracatu, arrastapé e samba de matuto.

Já o grupo Forrófiando, nascido em Piracicaba, fez parte da geração chamada forró universitário, movimento que surgiu no fim da década de 90.  Em sua trajetória, o grupo abriu shows de alguns dos principais expoentes do movimento como Falamansa, Bicho de Pé e Trio Virgulino, realizando shows por todo o Brasil, além de tour internacional pelos EUA. Também é considerada uma das bandas pioneiras do forró em Piracicaba e região. Na sanfona e na liderança do trio está o nordestino seu Francelino, um dos fundadores do grupo, acompanhado de Nereu André na zabumba e Paulo Henrique Mello no triângulo.

A terceira atração que integra o Fortalecendo a Cena deste mês é a discotecagem Baile dos Ratos, projeto cultural que tem como objetivo disseminar o forró pé-de-serra por meio do vinil. O projeto nasceu em agosto de 2016 na cidade de São Paulo.  Baile dos Ratos foi idealizado pelos amigos, pesquisadores da cultura do Norte e Nordeste do país e colecionadores de vinil Nando Ronca, Thobias Silva e Maicow Leite, que também estão à frente da produção e promoção de todos os eventos de que o Baile dos Ratos participa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.