Diante das fotos e vídeos de cédulas carimbadas com a figura de protesto “Lula Livre” e o crescente temor de comerciantes sobre uma possível inutilização destas notas, o Banco Central divulgou mensagem com esclarecimentos à população. “Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária. As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas pelo Banco Central para destruição”

Em complemento, o órgão alerta: “o Banco Central incentiva que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o País e sua reposição elevará ainda mais esse custo”.

No site do Banco Central há exemplos e fotos de outras cédulas que, quando mutiladas, rasgadas e perfuradas, perdem fragmentos e, nestes casos, deixam de ter valor para circulação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.