Entre os dias 5 a 9 de novembro acontece em todo o país a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, que visa, entre outros objetivos, disseminar a cultura da paz por meio da difusão de formas opcionais de solução de conflitos.

Dessa forma, o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rio Claro durante esta semana, concentra esforços para promover o maior número de conciliações possíveis.

A iniciativa inclui sessões de conciliações pré-processuais extra pauta, de assuntos relacionados às áreas cíveis e de família, como pensão alimentícia, guarda de filhos menores, regularização de visitas, divórcio, exoneração e revisão de alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade, operadoras de telefonia, entre outros.

O juiz coordenador do Cejusc de Rio Claro, Wagner Carvalho Lima, ressalta que “a conciliação é a modalidade em que os envolvidos ativamente chegam a um acordo. Isso antecipa a efetividade de um direito e intensifica a confiança no Judiciário”.

Havendo disponibilidade das partes envolvidas de comparecerem ao CEJUSC com a documentação pertinente, é possível na mesma ocasião realizar a audiência de conciliação, pois durante esta semana haverá um conciliador à disposição em tempo integral para atender a população que deseja uma sessão conciliatória.

“A semana da conciliação é uma das formas de agilizar processos e resolver conflitos jurídicos que podem perdurar no tempo”, observa a chefe de seção judiciário Larissa Davis Moraes.

O atendimento é gratuito, das 09 às 17 horas, na Rua 7, nº 830 – 2º andar – sala 207, centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.