Praças XV de Novembro e Sargento Otoniel Marques Teixeira, construídas há 129 anos, foram tombadas pelo Condephaat

Carine Corrêa

De segunda-feira (24) para terça-feira (25), choveu em Rio Claro um total de 10,2 milímetros. Segundo previsão do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, há probabilidades de chuva para quinta-feira (27) e sexta-feira (28).

Em um período de 24h choveu um total de 10,2 milímetros em Rio Claro. Primeira chuva do mês ocorreu nessa segunda (24)
Em um período de 24h choveu um total de 10,2 milímetros em Rio Claro. Primeira chuva do mês ocorreu nessa segunda (24)

“Uma nova frente fria está se aproximando e, por isso, há possibilidade de voltar a chover em Rio Claro”, diz Carlo Burigo, técnico da estação meteorológica do Ceapla. A última chuva que havia caído no município foi no dia 26 de julho.

Burigo ainda detalha que em agosto do ano passado choveu um total de 4,2 milímetros. “A média para o mês de agosto é de 24,6 milímetros”, acrescenta o técnico.

Em 2015 já precipitou um total de 801 milímetros. No mesmo período do ano passado o volume registrado foi de 424 milímetros. Em 2013, um acumulado de 996 milímetros de janeiro a agosto. “Agosto e setembro são característicos por ter pouca chuva. Em outubro, a projeção de precipitação começa a melhorar”, ressalta Carlo Burigo. No domingo (23), a umidade relativa do ar estava na casa dos 25%, o que deixou a cidade em estado de alerta. Já nessa terça a umidade estava em 65%.

Tempo seco

Com a baixa umidade relativa do ar, o tempo seco resulta em duas situações típicas para a época: aumento no número de queimadas e o aumento na procura pelas unidades de saúde. O tempo seco pode causar irritação nos olhos, sensação de nariz e garganta secos. O quadro é mais preocupante para quem tem rinite, bronquite e outras doenças respiratórias.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde, o número de atendimentos realizados nas unidades de saúde aumenta entre 15% e 20% nesta época. No Pronto-Atendimento do Cervezão, por exemplo, a procura aumentou mais de 30%. De abril a agosto de 2014 alta foi de 38% e, no mesmo período em 2015, de 39%.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA