Foto: Divulgação/PMRC.

Serviço integra setor de atenção especializada da Fundação Municipal de Saúde

Na rede municipal de saúde de Rio Claro, o Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) é referência para consultas médicas especializadas e indicação e realização de exames de apoio diagnóstico, além de outros serviços. Nos anos de 2021 e 2022 foram realizados no Cead 112.657 consultas e 27.049 exames.

“Na comparação entre 2021 e 2022 houve ampliação de 19% no total de exames realizados e de 33% nas consultas”, observa Debora Mota Tavares, que coordena o setor de Especialidades da Fundação de Saúde. Em 2021 foram 12.576 exames e 48.305 consultas. No ano seguinte, os números aumentaram para 15.442 exames e 64.352 consultas. “Esses números demonstram o empenho das equipes da Fundação em atender cada vez mais e melhor a população”, observa o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.

As consultas médicas atendem 21 especialidades e 12 tipos de exames são ofertados na unidade de saúde. O Cead ainda conta com sete ambulatórios de especialidades.

“Além de ampliar a quantidade de procedimentos realizados, novos serviços foram implantados, visando sempre o melhor atendimento à população”, destaca o prefeito Gustavo.

Desde o início de 2021 a população conta com dois novos serviços no local. A unidade passou a contar com o polo cirúrgico para proporcionar agilidade e otimização do atendimento ao paciente, desde o momento da solicitação médica para cirurgia eletiva, passando pelo pré-cirúrgico, até a realização de exames e avaliações cardiológicas para a cirurgia. Também foi criado o ambulatório de feridas complexas que presta atendimento aos usuários com lesões, permitindo um tratamento mais assertivo e resolutivo ao rio-clarense. E no ano passado, a prefeitura implantou no Cead o ambulatório de inserção de DIU (dispositivo intra-uterino), método seguro e efetivo para evitar a gravidez. A colocação do DIU é realizada simultaneamente à ultrossonografia para avaliar o posicionamento do dispositivo. A indicação é a partir de avaliação adequada, com o devido aconselhamento à mulher.

O atendimento no Cead é a partir de encaminhamento médico feito pelas unidades de saúde públicas.