Lucas Calore

Nas últimas semanas as cidades da região estão em alerta quanto ao surto de caxumba que atinge os municípios. O setor de saúde de São Carlos já registra 89 casos da doença, enquanto em Araraquara já são 63 pessoas infectadas.

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro foi questionada sobre a incidência na cidade. Felizmente, a Vigilância Epidemiológica confirma que tem até o momento apenas 3 (três) casos notificados de caxumba neste ano de 2016.

Jovens infectados

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, da Secretaria Estadual de Saúde, em boletim divulgado no último dia 16 de junho, o Estado de São Paulo registra 842 casos da doença. Entre jovens de 20 a 29 anos, somam-se 277 casos. Em 2009 foram registradas duas mortes por conta da doença entre pessoas de 15 a 19 anos.

A doença

A transmissão ocorre pelo contato direto com a pessoa infectada por meio de gotículas de secreção da boca e faringe.

Prevenção

A família deve levar bebê para receber a vacina aos 12 e 15 meses de vida. Em caso de infecção, a pessoa afetada deve ficar em resguardo durante nove dias após início da doença. É necessário desinfectar objetos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.