O cavaleiro Henrique Plombon Pinheiro posa com a medalha de prata obtida por equipes (Foto: divulgação)

Matheus Pezzotti

A sequência de provas do Concurso Completo de Equitação (CCE), nos Jogos Pan-Americanos, terminou na tarde do último domingo (19), em Toronto, no Canadá.

Por equipes, o Brasil conquistou a medalha de prata e Ruy Fonseca a medalha de bronze no individual, na terceira e última fase da competição com a modalidade Salto, no Caledon Equestrian Center, no Canadá.

Líder individual, após as parciais do Adestramento e Cross Country, disputados na sexta-feira e no sábado, Ruy, com Tom Bombadill Too, último conjunto em pista e debaixo de chuva, cometeu uma falta no último obstáculo, que lhe custou o ouro, mas garantiu o bronze.

Com isso, a norte-americana Marilyn Little, montando RF Scandalous, comemorou o ouro individual, com 40.30 pontos perdidos e ouro por equipes, resultado que ainda garantiu aos Estados Unidos a qualificação para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Pelo Canadá, Jessica Phoenix, com Pavarotti, foi prata, com 42.10 pontos perdidos. Ruy Fonseca obteve 42.90 pontos perdidos.

O cavaleiro Henrique Plombon Pinheiro posa com a medalha de prata obtida por equipes (Foto: divulgação)
O cavaleiro Henrique Plombon Pinheiro posa com a medalha de prata obtida por equipes (Foto: divulgação)

No CCE, além de disputas mistas (realizadas por cavaleiros e amazonas), a pontuação é dada de acordo com as falhas de cada time, ou seja, vence quem tiver o menor somatório de pontos.

Por equipes, os Estados Unidos, com 133 pontos perdidos, conquistaram a medalha de ouro. O Brasil ficou com a medalha de prata, e entre os cavaleiros estava o rio-clarense Henrique Plombon Pinheiro, com seu cavalo LandQuenotte, que ficou em 11º no individual. Henrique, ao lado de Marcio Carvalho Jorge com Lisssy Mac Wayer, nono no individual, e Carlos Parro, montando Caulcourt Land Landline, sexto no individual, fizeram pista limpa no Salto (sem penalidades) e, junto com Ruy Fonseca, tiveram 140,7 pontos perdidos. O terceiro lugar ficou com o Canadá, com 163.0 pontos perdidos.

Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o bronze de Ruy Fonseca foi a primeira medalha individual do CCE em 20 anos, depois do bronze de André Giovanini em 1995.

Naquele ano, o Brasil ainda foi ouro por equipes, já com a presença de Ruy no time. O Brasil também conquistou a prata por equipes em 1999 e três bronzes por equipes em 2003, 2007 e 2011. Neste último, com a presença do cavaleiro rio-clarense Jesper Martendal.

“O CCE brasileiro vem crescendo, principalmente depois da contratação do Mark Todd”, analisou Henrique Pinheiro para o site do COB, referindo-se ao treinador neozelandês que, como atleta, foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 e de Seul, em 1988.

Henrique Pinheiro foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014 e campeão Sul-Americano, e representa o haras Anpar, cujo nome são as iniciais da atriz Ana Paula Arósio, sua esposa desde 2009.

Outro rio-clarense, Rafael Losano, integrou a equipe em Toronto, mas entre os reservas. O jovem de 17 anos é considerado uma das revelações da modalidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA