A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na manhã dessa sexta-feira (21) o veículo preparado para o transporte de animais e para a realização de cirurgias de castração em cães e gatos. O Castramóvel irá facilitar o acesso ao serviço atualmente oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Para a aquisição do Castramóvel, a Secretaria de Saúde contou com recurso no valor de R$ 120 mil, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar, por intermédio da vereadora Maria do Carmo Guilherme. O recebimento desse e de outros recursos provenientes de emendas parlamentares para a saúde deve-se ao trabalho do prefeito e equipe na regularização das finanças do município.

“Isso mostra responsabilidade do Poder Executivo que regularizou as finanças do município para que a emenda se tornasse possível. É uma ferramenta importante que atende os anseios da população mais carente, além de ter um maior controle de natalidade de cães e gatos na cidade, buscando diminuir os casos de abandono”, comentou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

“Com o Castramóvel esperamos diminuir as faltas, pois há muitas pessoas que agendam os horários para levar seus animais e não comparecem no dia e horário marcados”, comentou o secretário de Saúde, Djair Claudio Francisco.

Presentes no Paço Municipal para conhecer o Castramóvel estavam os vereadores André Godoy, presidente da Câmara, Maria do Carmo Guilherme e Geraldo Voluntário. A ideia é atender com o Castramóvel nos bairros a partir de um cronograma preestabelecido. O serviço será destinado prioritariamente aos animais cujos proprietários não têm condições de levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses.

O Castramóvel possui ar condicionado, pias com água corrente, local de recuperação para os animais ficarem antes e depois da cirurgia, além de mesa de cirurgia.

“Levou cerca de quatro anos para conseguirmos porque não existia dotação orçamentária necessária. São apenas 50 castramóveis em todo o Estado de São Paulo e fomos contemplados. Agradeço ao prefeito, à Câmara Municipal, ao secretário Ricardo Gobbi (Meio Ambiente) e principalmente à diretora Giselle Pfeifer (Departamento de Proteção Animal), incansáveis nessa batalha, além de todas as protetoras de animais”, disse a vereadora Maria do Carmo.

Presentes à recepção do veículo também estavam o Secretário Municipal de Meio Ambiente Ricardo Gobbi e Silva, Giselle Pfeifer, Diretora do Departamento de Proteção Animal (DPA), Paula Kannebley, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, Diego Reis, gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Ricardo Naitzke, chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde e representantes de ONGs de proteção aos animais do município.

Rio Claro conta com o serviço de castração gratuita que é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses e uma das dificuldades identificadas é o não comparecimento nas cirurgias já agendadas.

Apesar de todo o empenho em castrar o maior número possível de animais, a Secretaria de Saúde ainda encontra alguma resistência de proprietários. Mesmo assim, se forem somados todos os anos desde a criação do projeto (2011), Rio Claro já castrou 19.109 animais. Somente neste ano de 2018 foram agendados 4.173 procedimentos e realizadas 3.446 castrações.

O atendimento feito pelo Centro de Zoonoses prioriza as pessoas de baixa renda, permitindo que tenham acesso ao serviço. Com isso é possível esterilizar muito mais animais, evitando que eles se reproduzam e que filhotes acabem sendo abandonados pela cidade. Apesar de ser prioridade, o atendimento não é exclusivo para os que não podem pagar pelo procedimento. Ele está aberto a toda à população.

Para ter acesso ao serviço de castração de animais oferecido pela prefeitura o munícipe pode ligar para 3535-4441 ou 3533-7155 e pedir informações sobre cadastros, agendamentos e encaixes. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.