Rio Claro tem três novos casos de dengue

Rio Claro tem três novos casos de dengue

Em comparação com o ano passado, já há um aumento de ao menos 20% na quantidade de casos. Fundação de Saúde orienta sobre atendimento aos pacientes

Neste ano, até a última semana, segundo os dados oficiais da Prefeitura de Rio Claro, o município registrou 438 casos de dengue, isto é, em menos de cinco meses. É uma alta de ao menos 20% em comparação com o ano passado, quando foram registrados ao longo de todo o período 365 casos. Em 2021 foram registradas 193 notificações.

A alta de casos alerta para o atendimento desses pacientes na rede hospitalar, no entanto, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro informa que, embora tenha havido aumento, até agora não identificou aumento nos atendimentos a pacientes com sintomas de dengue. Portanto, não houve alteração na rotina dos atendimentos.

Agentes de saúde fazem fiscalização nos imóveis. Foto: Divulgação/PMRC.

“A orientação à comunidade é que, em casos suspeitos de dengue, com sintomas leves, seja feito agendamento de consulta na unidade básica de saúde ou unidade de saúde da família mais próxima da residência”, observa o médico Rafael Garcia, diretor de Atenção à Saúde da Fundação de Saúde. O agendamento das consultas deve ser feito pela Central de Acesso Avançado em Saúde, pelo telefone 0800 019 0999. “É fundamental que o paciente mantenha a hidratação”, acrescenta o médico.

Apenas em casos graves, que normalmente incluem febre alta, mialgia intensa, prostração, sangramentos nasais ou gengivais, a pessoa deve se dirigir à UPA. O total de casos positivos de dengue no município inclui casos notificados em atendimentos feitos na rede pública de saúde e também na rede particular. A Fundação de Saúde ressalta que é importante que a população colabore com atitudes preventivas à dengue, eliminando as possibilidades de criadouros do mosquito Aedes aegypti.