Casos de dengue aumentam 84% em uma semana

57

Carine Corrêa

dengue
Katia Curado explica que rotineiramente os agentes inspecionam as residências

O último balanço da Vigilância Epidemiológica (VE) de Rio Claro, divulgado no dia 30 de janeiro, revelava que a cidade apresentava até aquela data 208 casos de dengue neste ano. Em apenas uma semana, esse número subiu para 383, o que representa um aumento de 84%. O balanço foi divulgado nessa sexta-feira, dia 6. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Katia Curado Nolasco, os bairros que concentram mais casos são o Bonsucesso/Novo Wenzel, Santa Elisa, Bairro do Estádio e o Distrito de Batovi. “Nesses locais a inspeção dos agentes está sendo mais intensa, embora eles percorram todos os bairros”, salientou Nolasco.

Katia Curado ainda explica que rotineiramente os agentes inspecionam as residências, com a finalidade de orientar a população e aplicar larvicida quando necessário. “Aos sábados e domingos, as equipes também estão inspecionado as residências”, acrescentou. No dia 23 de janeiro, o número de doentes em Rio Claro era de 55. Em sete dias houve um crescimento de 278% na quantidade de infectados pelo mosquito transmissor.

A situação preocupa e motiva um alerta da Vigilância Epidemiológica. A coordenadora da VE, enfermeira Marina Massaro, solicita que a população siga as orientações das autoridades de saúde e inspecione os possíveis locais de acúmulo de água em suas residências. Ela também reforça a importância do trabalho dos agentes de saúde, que estão monitorando e visitando todos os bairros com trabalho de combate e prevenção ao mosquito. Os moradores devem colaborar com a visita das equipes.

Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor nos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor no corpo, dor nas articulações, fraqueza. Em algumas situações podem aparecer diarreia, enjoo, dificuldade de se alimentar. Pessoas com estes sintomas devem procurar atendimento médico, pois existe tratamento e ele independe de resultados de exames. A principal forma de evitar complicações é beber bastante líquido.

1 COMENTÁRIO

  1. ***DENGUE UM INIMIGO SILENCIOSO!!!CASOS DE DENGUE NA CIDADE RIO CLARO CHEGA A UM PATAMAR ASSUSTADOR…..A PROLIFERAÇÃO DESTE MOSQUITO O O CONFORTO QUE ELE ACHA NOS SEU CRIADOUROS!!!!PNEUS VELHOS DESCARTADO DE FORMA **INCORRETA ***RECICLADORES ACUMULO EXCESSO DE FERRO VELHO ,GARRAFAS PLASTICAS E OUTRO RECICLÁVEIS **SEM O MENOR CUIDADO!!!ENQUANTO FICARMOS ENCARANDO ISTO COMO QUESTÃO SOCIAL!!!PESSOAS VÃO CONTINUAR A ACOMUNAR RECICLAGEM NAS CALÇADAS OU EM TERRENOS BALDIOS!!!!E O MOSQUITO TRANSMISSOR VAI SE ALASTRANDO!!!!BASTA ANDAR PELOS BAIRROS PERIFÉRICOS PONTOS DE RECICLAGENS POR TODOS OS LADOS!!!!!!DESCARTE DE LIXOS EM VIAS URBANAS >>EM LOCAIS DE MATA CILIAR!!!NAS BEIRAS DE RIOS!EM LUGARES ONDE O CIDADÃO **MAU EDUCADO ACHA QUE PODE JOGAR AQUILO QUE NÃO SER PARA A SUA CASA!!!!!E PRECISO DAR UM BASTA PARA ESTA SITUAÇÃO!!!!A PREFEITURA MUNICIPAL *****NÃO PODE FICAR EXIGINDO DE UMA MINORIA SEM EDUCAÇÃO QUE NÃO PRATICA SUA CIDADANIA!!!QUE SEJA O EXEMPLO DA NOITE PARA O DIA!!!!FICAR COM CONVERSA FIADA JUSTIFICANDO O INJUSTIFICÁVEL!!!INFELIZMENTE SE NÃO COMEÇAR A PUNIR NO **RIGOR DA LEI ESTES PÉSSIMOS EXEMPLO DE CIDADANIA!!!SÓ **DEUS SABE ONDE IREMOS PARAR!!!ESTAMOS NA ERA DA DEMOCRACIA EXAGERADA!!!ONDE VALE TUDO!!!TIRAR O DIREITO DO CIDADÃO USAR A CALÇADA PARA CAMINHAR!!!TEM LOCAIS ONDE DEVERIA SER PARA TRANSITAR ,NO ENTANTO ESTA TOMADA PELO LIXO E POR RECICLÁVEIS!!!!UM ABSURDO PELO TEMPO QUE ISTO JÁ VEM ACONTECENDO E NINGUÉM FAZ ABSOLUTAMENTE NADA!!!DEPOIS NÃO ADIANTA JUSTIFICAR QUE SÓ CIDADÃO E QUEM DEVE DAR O EXEMPLO!!!A PREFEITURA TAMBÉM TEM QUE FAZER A SUA PARTE !MANTER FISCAIS EM AÇÃO PARA DEIXAR ESTES >>>>PROPRIETÁRIOS DE LOCAIS QUE SE RECICLA DE TUDO QUE A RUAS E CAÇADAS **NÃO E LUGAR DE FAZER RECICLAGEM!!!!SEM CONTAR QUE O ACUMULO DESTETE MATERIAIS E UM CRIADOURO PERFEITO PARA O MOSQUITO TRANSMISSOR DA **DENGUE***A VERDADE SOMOS REFÉM DE UM PODER PÚBICO PERVENÇO!!!ONDE AS REGRAS SÃO DITADAS DE FORMA ARBITRARIA E SÓ ATENDO A VAIDADE DE UMA PARTE DA SOCIEDADE!!!!!!E MUITO DESCOFRÁVEL SABER QUE PARA VALER O NOSSO**DIREITO DE CIDADÃO SÓ BOTANDO A BOCA NO TROMBONE!!!!!

Qual sua opinião? Deixe um comentário: