Carine Corrêa

dengue
Katia Curado explica que rotineiramente os agentes inspecionam as residências

O último balanço da Vigilância Epidemiológica (VE) de Rio Claro, divulgado no dia 30 de janeiro, revelava que a cidade apresentava até aquela data 208 casos de dengue neste ano. Em apenas uma semana, esse número subiu para 383, o que representa um aumento de 84%. O balanço foi divulgado nessa sexta-feira, dia 6. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Katia Curado Nolasco, os bairros que concentram mais casos são o Bonsucesso/Novo Wenzel, Santa Elisa, Bairro do Estádio e o Distrito de Batovi. “Nesses locais a inspeção dos agentes está sendo mais intensa, embora eles percorram todos os bairros”, salientou Nolasco.

Katia Curado ainda explica que rotineiramente os agentes inspecionam as residências, com a finalidade de orientar a população e aplicar larvicida quando necessário. “Aos sábados e domingos, as equipes também estão inspecionado as residências”, acrescentou. No dia 23 de janeiro, o número de doentes em Rio Claro era de 55. Em sete dias houve um crescimento de 278% na quantidade de infectados pelo mosquito transmissor.

A situação preocupa e motiva um alerta da Vigilância Epidemiológica. A coordenadora da VE, enfermeira Marina Massaro, solicita que a população siga as orientações das autoridades de saúde e inspecione os possíveis locais de acúmulo de água em suas residências. Ela também reforça a importância do trabalho dos agentes de saúde, que estão monitorando e visitando todos os bairros com trabalho de combate e prevenção ao mosquito. Os moradores devem colaborar com a visita das equipes.

Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor nos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor no corpo, dor nas articulações, fraqueza. Em algumas situações podem aparecer diarreia, enjoo, dificuldade de se alimentar. Pessoas com estes sintomas devem procurar atendimento médico, pois existe tratamento e ele independe de resultados de exames. A principal forma de evitar complicações é beber bastante líquido.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.