O bairro de Cascalho, em Cordeirópolis, é um dos poucos no Brasil a conservar a tradição italiana da Festa della Befana

Vivian Guilherme

A tradicional e aguardada Festa della Befana acontece neste sábado (9), no Salão de Festas da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Cascalho. A décima edição do evento começa às 19h, com Missa da Epifania na Igreja de Cascalho, às 20h tem apresentação da Companhia de Reis de Cordeirópolis, além de Teatro das Befanas e confraternização e distribuição de doces para as crianças. Para encerrar, acontece um lanche comunitário, no qual cada família deve levar um prato doce ou salgado.

O padre Luiz Claudemir Botteon lembra que, em todo o Brasil, Cascalho é um dos poucos lugares que conservam essa tradição italiana. “A Associação Italiana de Cascalho recuperou esta festa, em que todos os anos no dia 6 de janeiro os velhos davam doces às crianças, mas sem saber o que significava”, diz o padre.

O bairro de Cascalho, em Cordeirópolis, é um dos poucos no Brasil a conservar a tradição italiana da Festa della Befana
O bairro de Cascalho, em Cordeirópolis, é um dos poucos no Brasil a conservar a tradição italiana da Festa della Befana

Segundo a tradição popular, os Três Reis Magos iam para Belém levar presentes para o Menino Jesus e, em dúvida quanto ao caminho a seguir, resolveram pedir informações a uma velha. Ela tampouco sabia o caminho, mas convidou os visitantes a pernoitar em sua casa. Na manhã seguinte, em agradecimento pela acolhida, eles a convidaram a segui-los e visitar o Menino, mas ela lhes disse que estava muito atarefada. Mais tarde, porém, se arrependeu e seguiu pelo caminho tomado pelos Magos, mas nunca conseguiu reencontrá-los. Desde então, diz a lenda, que ela para em todas as casas que encontra pelo caminho, dando doces às crianças na esperança de que uma delas seja o Menino Jesus.

TRADIÇÃO ITALIANA

A festa da Befana é uma tradição italiana. Segundo o folclore popular, a Befana visita todas as crianças da Itália na noite de 5 para 6 de janeiro, para encher de caramelos suas meias (caso se comportem bem), ou com pedaços de carvão (caso se comportem mal). A tradição recomenda que as crianças da casa deixem uma garrafinha de vinho e uma porção de um prato típico para a Befana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.