Exposição acontece no Casarão da Cultura

Em homenagem ao mês da mulher, o Casarão da Cultura terá atividades sobre o universo feminino. A exposição “A culpa é minha?” será aberta na sexta-feira (9) e segue até 28 de março, retratando em relatos reais a violência física, sexual e psicológica sofrida por mulheres. Outra atração será a vernissage Arte D’Elas realizada de 17 a 31 de março com obras de mulheres artistas plásticas rio-clarenses, peças do acervo da Pinacoteca Municipal Pimentel Junior criadas por mulheres, performance de artistas e yogin (praticante de yoga).

“Assim como em outras esferas, a mulher também se destaca na produção cultural, e neste mês queremos homenagear as mulheres por meio da arte por ela produzida”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura, acrescentando que a violência sofrida por mulheres precisa ser sempre debatida, inclusive como meio de combatê-la.

A mostra “A culpa é minha?” tem como base depoimentos reais fornecidos por vítimas de violência às entidades de acolhimento. Por meio de breves relatos é possível constatar a vergonha, o medo das frequentes agressões e o pavor de serem assassinadas que as mulheres agredidas sentem. Este sentimento está entre as principais razões para que não abandonem o agressor, além do fato de grande parte das vítimas considerar ineficiente a forma com que o sistema judiciário trabalha a questão ou penaliza os agressores, o que não contribui para a diminuição da violência contra a mulher. A exposição será aberta às 19 horas e poderá ser vista de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.

Arte D’Elas terá abertura no dia 17 de março a partir das 16h30, entre as atividades estão yoga, dança flamenca e apresentações musicais de ManXs, quinteto de mulheres da Orquestra Sinfônica e grupo Sinhá Flor.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.