O Quinteto de Metais, da Banda Sinfônica ‘União dos Artistas Ferroviários’ de Rio Claro, é atração gratuita no Casarão da Cultura, no projeto Quintetos de Quinta. A iniciativa é realizada mensalmente e é um dos espaços abertos para incentivo da música e da arte do município.

O público poderá conferir amanhã (26), às 20h, uma eclética apresentação para os amantes da boa música, que contará com um repertório que contempla grandes sucessos da música internacional, nacional e, também, da música erudita. A formação tradicional do quinteto é composta por dois trompetes, trompa, trombone e tuba.

“Preparamos sempre um repertório eclético e diversificado que explora a versatilidade dos instrumentos desta formação.Tocaremos músicas que vão da MPB ao erudito, do pop aos temas de filme”, explica o trompista Murillo Altéia.

Fundada em 5 de agosto de 1896, a Banda Sinfônica “União dos Artistas Ferroviários” tem desenvolvido importante trabalho artístico-cultural em Rio Claro. É o principal grupo mantido pela Sociedade Musical “União dos Artistas Ferroviários” (SMUAF). Com regência de Fernando Barreto, é composta por 40 músicos.

Há 123 anos, um grupo de senhores começou a se reunir para tocar informalmente em uma casa situada na Rua Quatro, entre as avenidas 12 e 14, em Rio Claro. A partir dessas reuniões, fundaram a associação ‘Sociedade Musical União dos Artistas’, que, posteriormente, passou a fazer parte do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista, agregando, portanto, o nome de Ferroviários.

Serviço

Local: Casarão da Cultura – Avenida 3 esquina com Rua 7, 568, Centro.

Oportunidade

“Esta formação visa levar ao público uma amostra da Banda Sinfônica, que não pode comparecer a todos os locais devido à dimensão de seu tamanho”, diz Murillo Altéia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.