Apresentação gratuita acontece nesta sexta-feira (26), às 20h30, no Casarão da Cultura (Avenida 3, esquina com a Rua 7, Centro)

Da Redação

De Mendelssohn a Ravel, de Villa-Lobos a Hermeto, do barroco ao tango, do choro ao contemporâneo. Ars – Quarteto de Saxofones tem repertório variado e impactante e é a última apresentação do projeto Clássicos em Cena, no Casarão da Cultura, nessa sexta-feira (26), às 20h30.

O Ars é formado pelos solistas do Ensemble de Saxofones de São Paulo – Douglas Braga (saxofone soprano), Fábio de Freitas (saxofone alto), Guilherme Rodrigues (saxofone tenor) e Janderson Bernardo (saxofone barítono). Juntos esses músicos convidados nos principais grupos sinfônicos de Brasil dão novas cores e possibilidades à música de câmara.

Trata-se de uma série regular de apresentações comentadas de música erudita, que acontece desde o ano 2000.

A programação é variada, com uma atração diferente em cada encontro. O repertório abrange períodos diversificados da história da música.

No projeto Clássicos em Cena, criado pelo maestro Parcival Módolo e pelo produtor cultural Antoine Kolokathis, da Direção Cultura, as peças apresentadas gratuitamente são comentadas de forma leve e descontraída. No programa, sempre uma composição considerada “clássica” é executada pelo grupo convidado. “Tentamos variar bem a programação desses concertos para que as pessoas possam vivenciar experiências únicas com diferentes estilos musicais”, explica o maestro.

Os comentários durante as apresentações contextualizam os espectadores sobre as peças apresentadas, explicando os momentos mais marcantes e interessantes da história do estilo musical, aproximando as pessoas do universo da música de qualidade e tornando-o mais acessível a todos. “Durante a minha fala, tento traduzir algo que já está dentro da música, ampliando a possibilidade de apreciação dessa obra de arte”, resume Parcival.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.