Foi registrada em Rio Claro uma ocorrência de maus-tratos contra animais. A situação que afetou mais de 50 aves, foi flagrada pela Guarda Civil Municipal no Parque das Indústrias no último Domingo (28).

De acordo com boletim de ocorrência, a equipe de Proteção aos Animais da GCM tomou conhecimento de uma residência onde as aves estariam sendo vítimas de abuso por parte dos moradores.

Ao chegar no local, ainda da rua, como a casa era de muro baixo e portão “vazado”, perceberam 51 pássaros, incluindo adultos e filhotes, em gaiolas expostas diretamente ao sol.

Adentrando a propriedade, os GCMs encontraram outras gaiolas embaixo de cobertura de amianto, estando os pássaros todos com o bico aberto. Além disso, foram encontradas aves dentro da residência em locais escuros e sem ventilação.

Todos os pássaros foram apreendidos e nenhum deles tinha anilha que regulamentava a posse. De acordo com a GCM, todas as 34 gaiolas com aves estavam sujas e com água suja e quente. Algumas também estavam sem comida.

No local, estava uma moradora, que alegou que os pássaros eram de seu marido, que não estava em casa no momento da abordagem.

Os animais foram encaminhados para uma médica veterinária, que realizaria exames individualizados nas aves e, posteriormente, daria devida destinação aos pássaros.

A ocorrência foi apresentada à Polícia Civil, que investigará a responsabilidade das partes envolvidas no caso para aplicar as medidas cabíveis.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.