Casal de Rio Claro tem 2 filhos que nunca foram à escola. Ensino é aplicado dentro de casa

Carine Corrêa

Casal de Rio Claro tem 2 filhos que nunca foram à escola. Ensino é aplicado dentro de casa
Casal de Rio Claro tem 2 filhos que nunca foram à escola. Ensino é aplicado dentro de casa

Você já ouviu falar sobre desescolarização ou educação domiciliar? Do inglês homeschooling ou unschooling, esse tipo de ensino supõe que as crianças sejam ensinadas em casa, reproduzindo o modelo escolar. No lugar dos professores, os pais ou professores particulares. A sistematização do ensino acontece por apostilas e um currículo adaptado.

Quem explica melhor é um casal de Rio Claro, classe média alta, que é adepto desse tipo de ensino. Ambos solicitaram para não serem identificados, já que o assunto ainda é um tabu.

“Temos dois filhos e eles nunca foram à escola. A gente entende que aprender é um processo natural, movido pela curiosidade, pelo desejo de se integrar com o mundo. Não é do nosso interesse reproduzir a escola em casa, ditar o que deve ser aprendido, como e quando. Nossa vontade é que nossos filhos possam desenvolver seus próprios interesses, aprender no seu ritmo e da maneira que faça mais sentido para eles”, justificam.

Antes de optar pelo ensino em casa, o casal explica que foi necessário muita pesquisa para chegarem a esta decisão, buscando inclusive especialistas em educação domiciliar. “No Brasil existem muitas famílias praticando o homeschooling. Acredito que muitas vezes essa escolha é fruto do medo. Medo da influência da escola sobre seus filhos, medo do bullying, medo que a escola seja fraca academicamente e que não esteja preparando seus filhos da melhor maneira possível para o vestibular ou o mercado de trabalho”, listaram.

A escolha a este tipo de ensino, segundo eles, foi pautada principalmente na liberdade. “É claro que para isso acontecer é necessário ter muita confiança nesse processo, abrir mão da ilusão do controle, das ‘certezas’ que a escola nos dá. A gente espera que nossos meninos cresçam tendo bastante autonomia”, finalizam.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.