Com o intuito de dar qualidade de vida aos pacientes, a Casa de Saúde Bezerra de Menezes desenvolve diversas atividades

Laura Tesseti

A Casa de Saúde Bezerra de Menezes de Rio Claro foi fundada em 26 de janeiro de 1951 e há pouco mais de um ano conta com uma nova administração. A Loja Maçônica Verdadeira Luz é quem coordena o espaço e desenvolve as atividades em prol da qualidade de vida e dos cuidados necessários com os pacientes que vivem no local há anos, e daqueles que vão para a instituição para passar pelo tratamento após crises.

“Não existe há muitos anos mais o sistema de internação e o trabalho que realizamos na Casa de Saúde é conveniado com o Serviço Único de Saúde”, explica João Carlos Sanches, presidente.

No total, 26 cidades são atendidas pela Casa e a avaliação de cada paciente é feita pelos Centros de Atenção Psicossocial de cada município: “O atendimento é referenciado à Delegacia Regional de Saúde de Piracicaba, que abrange as cidades, e são os CAPs que realizam o primeiro atendimento e depois encaminham os pacientes para Rio Claro, onde passam por tratamento e voltam para seus municípios em até 21 dias, para serem tratados novamente pelos CAPs”, diz Aparecido Chagas Nascimento, administrador da Casa de Saúde.

ESTRUTURA

Com uma estrutura completa e profissionais cuidando 24 horas dos pacientes, a Casa oferece diversas atividades: “Temos equipe multidisciplinar que trabalha em diversas frentes com os pacientes e oferecemos toda estrutura necessária, com médicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionais, entre outros profissionais”, ressalta o administrador.

PROJETO

Existem pacientes que estão na Casa de Saúde há mais de 30 anos e por motivos distintos não conseguem retornar às suas residências: “Não existe mais esse regime de internação e trabalhamos com o intuito de tirar os pacientes das crises que podem envolver transtornos mentais ou a dependência de álcool ou drogas. O Governo do Estado está viabilizando projetos para os pacientes que habitam há muitos anos em instituições como a Casa de Saúde e estamos colaborando da melhor maneira”, conta o presidente.

PASSEIO

E, para dar mais alegria a esses pacientes que estão há tantos anos por lá, uma nova atividade está acontecendo no Bezerra: “Levamos alguns dos nossos pacientes para um passeio no antigo Horto Florestal e foi uma alegria imensa”, finaliza Sanches.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Interdições e obras programadas para esta sexta-feira

Falecimentos: confira a necrologia de 19/04/2024

Programa combate lentidão na abertura de empresas