A Casa de Saúde ‘Bezerra de Menezes’, referência em saúde mental em Rio Claro, comunicou sexta-feira (16) que poderá encerrar suas atividades nos próximos meses. A situação ocorre após a recusa, segundo a instituição, pela renovação do convênio que vinha sendo mantido com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e que custeia serviços ofertados na unidade.

Segundo carta aberta assinada pelo presidente Emerson Ap. Firmino dos Santos e pelo diretor-administrativo Aparecido Chagas do Nascimento, nesta semana o processo para renovar o convênio de fortalecimento foi negado pelo Governo de SP por não terem cumprido metas pactuadas no ano passado.

A última transferência financeira para custear o atendimento ao público ocorreu em dezembro de 2020 e, segundo a Casa, houve engano na última renovação por conta do Sistema Sani, do próprio Estado, em que indica a vigência do último convênio para até o fim de 2021.

“Para conseguirmos pagar fornecedores e principalmente funcionários não economizamos esforços e buscamos novas doações. Sem os recursos necessários, recorremos ao empréstimo consignado SUS e no dia 14 vendemos nosso último imóvel com o objetivo de cumprir com os compromissos”, informam.

Ainda de acordo com a instituição, o parecer foi negativo tendo em vista que não foram alcançadas as metas do Plano de Trabalho, entretanto, apenas o curso de Especialização e a Supervisão Institucional não foram realizados em razão da pandemia, as demais foram atingidas com sucesso.

A informação recebida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo remete à entidade o provável encerramento das atividades este ano. “Não haverá possibilidade de sobrevivência financeira neste momento sem o referido recurso, sendo que para cumprirmos as metas, efetuamos compras e principalmente ampliamos nosso quadro de funcionários”, comunicam.

A Casa de Saúde ‘Bezerra de Menezes’ atende a 26 cidades da região de Rio Claro, sendo o único equipamento de saúde mental que atende à demanda de internação hospitalar através do convênio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.