Alessandra Gonçalves de Jesus (de jaqueta azul e camiseta listrada) acompanhada de familiares e do diretor administrativo do hospital, Aparecido Chagas do Nascimento

Vivian Guilherme

Por longos três anos, a família de Alessandra Gonçalves de Jesus procurou por ela. Desaparecida desde 2014, a mulher de 43 anos viveu durante três meses em situação de rua, no município de Itirapina. Localizada pela equipe de assistência social daquela cidade, Alessandra foi encaminhada para cuidados à Casa de Saúde Bezerra de Menezes, em Rio Claro.

Quando chegou ao hospital, Alessandra não sabia prestar informações sobre sua família, seu passado, entre outros detalhes. Segundo a equipe que cuidou da paciente, a partir do momento em que recebeu cuidados na Casa de Saúde, ela começou a mostrar progressos e a se lembrar, aos poucos, da cidade em que morava, dos nomes de familiares e de outras informações.

Com as poucas informações prestadas por Alessandra, a equipe do Bezerra se uniu para localizar os familiares da paciente. Foram várias tentativas até conseguir localizar a família na pequena cidade de Catuji, no interior de Minas Gerais. A direção da Casa de Saúde entrou em contato com a família, que veio buscá-la no último dia 30 de abril.

Segundo o presidente da Casa de Saúde, João Carlos Sanchez, “o trabalho demonstra que a instituição luta incessantemente pela reinserção social do paciente”. O diretor administrativo Aparecido Chagas do Nascimento lembra que “existem outros pacientes na mesma situação e que buscam a localização dos parentes ou interação social”. A diretoria ressalta ainda que os familiares e a paciente permitiram a divulgação de suas imagens e história. A nova diretoria da Casa de Saúde assumiu os trabalhos há pouco mais de um ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.