A servidora Valdete Rubin Lopes atende o eleitor Leonardo Alexandre Garcia, que fez a biometria nessa quinta-feira (8)

Ednéia Silva

Desde o último dia 1º o cadastramento biométrico está disponível em todos os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo. Em Rio Claro o cadastramento começou no dia 19 de agosto. Fazer a identificação biométrica ainda não é obrigatório, mas o eleitor que antecipar o serviço pode evitar filas no futuro, quando o cadastramento será exigido.

O chefe do cartório da 110ª Zona Eleitoral, Guilherme Taufic, explica que as pessoas que estão indo ao cartório tirar título de eleitor pela primeira ou segunda via ou fazer algum tipo de alteração no cadastro já estão sendo orientadas a fazer a biometria.

A servidora Valdete Rubin Lopes atende o eleitor Leonardo Alexandre Garcia, que fez a biometria nessa quinta-feira (8)
A servidora Valdete Rubin Lopes atende o eleitor Leonardo Alexandre Garcia, que fez a biometria nessa quinta-feira (8)

Quem quiser também pode antecipar o cadastramento. Taufic explica que a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir o cadastramento de todos os eleitores brasileiros até 2018. Para fazer o cadastramento o eleitor deve procurar o cartório de sua zona de votação munido de título, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência recente.

O cadastro do eleitor é atualizado, ele faz sua assinatura digital, é fotografado e tem as impressões digitais dos dez dedos das mãos colhidas. Segundo Taufic, o procedimento é rápido, dura cerca de 15 minutos. O novo título é entregue na hora. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) explica que a “foto não é utilizada no título, e aparece apenas no caderno de votação que o mesário usa no dia das eleições”.

O cadastramento biométrico já foi realizado em alguns municípios paulistas, inclusive na microrregião de Rio Claro: Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes. Muitos eleitores deixaram para fazer o procedimento no fim do prazo, tiveram que enfrentar fila e nem todos se recadastraram. Em Rio Claro, o cartório da Zona 110 fica na Rua 8, 819, Centro; da Zona 288 na Av. 13, 634, Centro; e da Zona 245 na Rua 14, 521, Consolação. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.