Laura Tesseti

As eleições em que são escolhidos os políticos que assumem os poderes Executivo e Legislativo pelos próximos quatro anos em todo o país acontecem a partir das 8 horas de domingo (2) e são encerradas às 17 horas.

Em Rio Claro, as urnas não funcionam com a biometria, segundo Alexandre Sanches, responsável pelo Cartório da 288ª Zona Eleitoral.

DOCUMENTOS
Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, podendo ser RG, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte, carteira de trabalho, reservista ou carteira profissional, como CREAS, CRM, OAB. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. “Mas vale ressaltar que apenas com o título, sem um documento com foto, não é possível votar. É preciso apresentar um documento oficial”, fala Guilherme Taufic, responsável pelo Cartório da 110ª Zona Eleitoral.

TÍTULO

Os cartórios ressaltam que quem não tirou o título e também não fez a segunda via não poderá participar da votação de domingo. “O prazo para tirar o título era até 4 de maio e a segunda via poderia ser tirada até o dia 22 de setembro, com as datas já passadas, não é possível ter acesso ao documento para votar ainda nestas eleições”, explica Alexandre Sanches.

JUSTIFICATIVA

O eleitor que não votar no dia 2 de outubro terá de justificar a ausência à urna para regularizar sua situação eleitoral. Em qualquer seção é possível realizar a justificativa, segundo Alexandre Sanches, mas em alguns locais existem as mesas receptoras de justificativas. As escolas para justificar na 110ª Zona Eleitoral são: ETEC Professor Armando Bayeux da Silva, E. M. Deputado Hamilton Prado, E. M. Hélio Jorge dos Santos, E. M. Professor Luiz Martins Rodrigues Filho e E. M. Délcio Báccaro. E na 288ª Zona Eleitoral, as escolas são: E. E. Marciano de Toledo Piza, E. M. Professor Ephraim Ribeiro dos Santos, E. E. Professora Heloísa Lemenhe Marasca, E. M. Sergio Hernani Fittipaldi e E. M. Jovelina Morateli.

EXTERIOR

O eleitor que se encontrar fora do país no dia das eleições tem o prazo de 30 dias, a partir da data em que retornar ao Brasil, para procurar o cartório de sua zona eleitoral, levando um documento que comprove a saída e o retorno ao país, bem como seus documentos pessoais.

HORÁRIOS

Os cartórios trabalham em horário especial nos próximos dias. O da 110ª Zona Eleitoral, localizado na Rua 8, 819, funciona das 12 às 19 horas, até sexta-feira, no sábado, das 13 às 19, e no domingo a partir das 7 até o fim da apuração, assim como o cartório da 288ª, que fica na Avenida 13, 634.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.