Os cartórios eleitorais de Rio Claro irão funcionar em regime de plantão nos próximos sábado e domingo, dias 07 e 08 de dezembro.

O objetivo da ação é facilitar o atendimento do eleitor que não tem disponibilidade durante a semana, quando os cartórios atendem todos os dias, das 09 às 18 horas.

O atendimento deste fim de semana compõe a série dos últimos plantões da Biometria Obrigatória, que se encerrará no dia 19 de dezembro, sem prorrogação.

Os próximos plantões aos fins de semana ocorrerão nos dias 14 e 15 de dezembro.

Horário

No sábado os eleitores serão atendidos das 8h às 13h e no domingo das 8h às 14h.

Agendamento não obrigatório

O agendamento é realizado no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), mas não é obrigatório.

Reta final da Biometria Obrigatória

Em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório.

Faltando menos de um mês para o fim do prazo, ainda não tiveram as digitais coletadas 30.672 dos 153.002 eleitores da cidade (20,05 %).

O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral. O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando tumultos e demoradas filas.

Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título.

Consequências graves

Com o título cancelado, o eleitor tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.

Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público, conta bancária e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso.

Documentos necessários

Documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver.

Sem custo

O cadastramento biométrico é gratuito.

Maiores de 70 anos

Também precisam fazer a biometria.

Endereços

110ª ZE – Rua 8, 819, Avenidas 5 e 7
288ª ZE – Avenida 13, 634, Ruas 5 e 6

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.