Divulgação 

Na tarde de terça-feira (29) as Carretas da Saúde começaram a ser montadas no Espaço Mais Saúde, localizado na Avenida Rio Claro com a Avenida 12 em Rio Claro. As carretas estão recebendo redes elétrica e hidráulica, bem como mobiliários e equipamentos para iniciar o atendimento à população na segunda quinzena de setembro.

No Espaço Mais Saúde os pacientes poderão fazer consultas médicas, exames e pequenas cirurgias. “Estamos cumprindo o nosso compromisso com a população de melhorar o atendimento na saúde”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além da montagem das carretas, o Espaço Mais Saúde receberá cobertura de lona em formato de arena para proteger os usuários do sol e da chuva. A prefeitura também vai oferecer transporte gratuito aos pacientes por meio da Linha Mais Saúde, que fará o itinerário da estação ferroviária, na Rua 1, até o Espaço Mais Saúde.

Com as Carretas da Saúde a prefeitura espera diminuir a fila com mais de 37 mil procedimentos. “Um trabalho conjunto possibilitou a Rio Claro poder contar com mais esse investimento na saúde da nossa população. Esperamos diminuir sensivelmente essa fila de espera”, informa o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. Os serviços serão executados pelo Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde) e pagos pela tabela pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O investimento inicial da prefeitura é de aproximadamente R$ 5 milhões.

A iniciativa de trazer as carretas para Rio Claro tem o apoio da Câmara de Vereadores que em junho antecipou a devolução de R$ 1 milhão à prefeitura com o pedido de que os recursos fossem utilizados na saúde. “Com as Carretas da Saúde, haverá mais agilidade e respeito aos rio-clarenses que esperam há tempos por uma consulta, um exame ou uma cirurgia”, destaca o presidente da Câmara Municipal, André Godoy.

Nas Carretas da Saúde serão atendidas prioritariamente as pessoas que estão na fila de espera na rede pública. O chamamento será feito por meio da Central de Regulação. “Quem está na fila, deve aguardar ser chamado”, orienta Djair. Para serem atendidos nas Carretas da Saúde é necessário que os pacientes tenham passado por uma unidade de saúde da rede municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.