Nessa quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, começam os atendimentos na carreta da mamografia, novo serviço implantado pela prefeitura de Rio Claro no Espaço Mais Saúde. Serão 30 mulheres e, na sexta-feira, outras 30. O primeiro agendamento está marcado para as 9 horas no complexo médico-hospitalar instalado na Avenida Visconde do Rio Claro com Avenida 12.

“Mais de duas mil mulheres estão na fila de espera por uma mamografia, muitas delas há pelo menos quatro anos. Estamos trabalhando para que todas sejam atendidas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O novo serviço do Mais Saúde fará exame essencial na saúde preventiva das mulheres”, acrescenta.

De acordo com o secretário de Saúde, Djair Francisco, os exames nas carretas da mamografia serão feitos com equipamento de ponta e pessoal altamente qualificado. “Manteremos o nível do atendimento das outras especialidades no Espaço Mais Saúde”, assegura.

Os equipamentos da carreta da mamografia começaram a ser montados na segunda-feira (5). O objetivo da prefeitura é receber no local as mais de 2.300 mulheres que estão na fila de espera do SUS no município para esse tipo de exame. Os agendamentos por telefone estão sendo feitos pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que liga para as pacientes avisando o dia e horário do atendimento.

O mamógrafo, de última geração, é semidigital, com geração das imagens tanto por meio de filmes quanto digitalmente, em alta resolução, na tela de computador. A estrutura chegou ao município no final do mês passado. O exame de mamografia serve para identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama. É fundamental para detectar a doença ainda em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura da paciente.

A partir dos 40 anos de idade as mulheres devem fazer o exame de mamografia anualmente. Segundo preconiza a Organização Mundial da Saúde, se houver caso de câncer de mama na família, é preciso iniciá-lo antes.

As mulheres na fila de espera para exames de mamografia da rede municipal de saúde, que precisam atualizar dados, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Mais informações a respeito da unidade de mamografia podem ser obtidas por meio do telefone 3522-3600.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.