A prefeitura de Rio Claro agendou para esta quinta-feira (8) os 30 primeiros exames de mama no Espaço Mais Saúde. A carreta da mamografia é mais novo serviço desenvolvido no complexo médico-hospitalar e chega com o objetivo de reduzir a fila de espera com aproximadamente 2.300 mulheres, muitas aguardando desde 2014. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa, visitaram as instalações na quarta-feira (7).

“Com mais esse investimento damos destaque para a prevenção e reafirmamos nosso compromisso com a saúde da população”, comenta Juninho, exaltando a colaboração da Câmara Municipal. O prefeito também destacou o trabalho realizado pela Rede de Combate ao Câncer no acolhimento de pacientes e seus familiares.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, também participou da visita e destacou que Rio Claro vive uma nova história na área da saúde. “A Câmara Municipal tem satisfação de participar dessas ações que visam ampliar e garantir esse direito básico à população, que é o direito à saúde de qualidade”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, uma das preocupações do município ao implantar o Espaço Mais Saúde, em setembro do ano passado, era garantir espaço para os exames de mamografia. “Assim como as demais especialidades já em atendimento, os exames de mamografia serão realizados com o alto padrão de qualidade que a comunidade exige”, explica, lembrando que os agendamentos são feitos por telefone pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde.

Os exames de mamografia no Espaço Mais Saúde seguirão os protocolos do Ministério da Saúde, com encaminhamento dos laudos para o Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). “Esse encaminhamento, sobretudo em caso de exames positivos é fundamental para garantir o pleno atendimento de pacientes que apresentem suspeita de câncer de mama”, explica a presidente da Rede de Combate ao Câncer, Valéria Pasetto que, junto com a vice-presidente Tuca Trivelato, participou da visita a convite de Juninho, assim como a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ariane Zamariola.

Participaram ainda da visita à carreta da mamografia o vice-prefeito Marco Antônio Bellagamba e a esposa, Luciana Bellagamba; os vereadores Júlio Lopes, Seron, Geraldo Voluntário, Hernani Leonhardt, Luciano Bonsucesso e Irander Augusto.

Serviços

Nessa quinta-feira, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Espaço Mais Saúde terá atividades especiais. A unidade móvel odontológica ficará no local, com especialista prestando esclarecimentos e dicas de saúde bucal.  A unidade móvel do Serviço de Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hapatites Virais (Sepa) também estará no local, realizando  testes rápidos de HIV, Sífilis e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.