Laura Tesseti

Carreata acontece há 42 anos na cidade de Rio Claro e reúne devotos e motoristas de diversos pontos do município e também da região
Carreata acontece há 42 anos na cidade de Rio Claro e reúne devotos e motoristas de diversos pontos do município e também da região

Acontece neste sábado (23), a partir das 18 horas, a “Grande Carreata do Dia do Motorista”, promovida pelo sindicato ao protetor dos motoristas e dos viajantes

A concentração será realizada nas proximidades da Praça Rotatória da Via Kennedy com saída da Rua 14. O trajeto segue pela Avenida Visconde de Rio Claro até a Avenida 32, onde os veículos receberão a bênção dada pelo padre Renato Andreatto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

O Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, é comemorado em 25 de julho. Com muitos devotos, principalmente aqueles que trabalham todos os dias pelas estradas do país, o santo é bastante aclamado na Igreja Católica.

CARREATA

O evento de sábado deve reunir, a exemplo de outros anos, cerca de 1.500 veículos, entre carros, motos, utilitários e ônibus, para receber as bênçãos e agradecer pelas preces alcançadas.

SÃO CRISTÓVÃO

Segundo o sindicato, São Cristóvão é protetor dos motoristas e dos viajantes. Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás, então colocou-se à disposição. Mas logo descobriu que o maior rei era Jesus. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Começou então a transportar pessoas pelo rio. Uma noite um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. Conforme andava, mais o menino pesava. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.