A prefeitura de Rio Claro está distribuindo desde a semana passada os carnês do IPTU 2022. A entrega é feita pelos Correios e quem paga no prazo tem desconto. A cota única paga à vista até o próximo dia 28 rende 10% de abatimento no valor total do carnê. Já as parcelas pagas em dia valem 3% de desconto em cada parcela, sendo que a primeira também vence no dia 28. Pouco mais de 100 mil carnês foram impressos. A grande novidade deste ano é que, além da rede bancária credenciada, aqueles que estiverem com seu boleto podem pagar o tributo com o Pix. Basta utilizar o QR Code que vem impresso em cada parcela do boleto.

A previsão é de que todos os carnês sejam entregues até o próximo dia 22. Quem não receber o boleto até essa data deve buscar a segunda via no site da prefeitura ou solicitar no WhatsApp pelo número (19) 9 9352-9085, informando o código reduzido e quais parcelas quer ter em mãos.

Guias de pagamento no site

Quem não quer esperar o boleto chegar à sua residência pode acessar a guia de pagamento da primeira parcela ou parcela única no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br) pelo link “Portal de Tributos” no alto da página, à direita. É preciso clicar na guia “Débitos” e escolher a opção “Imóvel”. Também é possível ir direto pelo endereço http://sistemas.rioclaro.sp.gov.br:8080/cgi-bin/nwwcgi/PLP/CIDADAO.

Em seguida, deve-se digitar o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, que são encontrados nos carnês de anos anteriores, clicar em “pesquisar” e escolher o ano de 2022. Aí, basta optar pela parcela única (“Total”) ou pela quantidade de parcelas desejadas, imprimir e pagar em alguma unidade da rede bancária credenciada. Com as guias de pagamento obtidas no site não é possível utilizar Pix para pagar o IPTU. Para pagar através de Pix é preciso ter o carnê original.

Onde pagar

O tributo pode ser pago nas casas lotéricas e nos serviços de internet banking, aplicativos ou autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, além da cooperativa de crédito Sicoob. Os bancos não aceitam mais receber o IPTU nos caixas com atendimento pessoal dos funcionários. Já os pagamentos pelo Pix podem ser feitos por qualquer banco, mesmo os sem convênio com a prefeitura.

Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 10,25%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2020 e setembro de 2021 de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.