Na foto do jornalista Adriel Arvolea, banda se apresenta no Coreto de Rio Claro durante as matinês que ocorreram no Jardim Público

Carine Corrêa

Durante seu discurso em campanha eleitoral nas eleições municipais de 2016, o até então candidato à Prefeitura de Rio Claro João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria (DEM), havia declarado que não faria os desfiles de Carnaval caso fosse eleito. Assim que ganhou as eleições, informou que manteria a mesma decisão quanto à festividade realizada tradicionalmente na ‘Capital da Alegria’.

Nessa quinta-feira (2), o secretário de Esporte e Turismo, Ronald Penteado, informou que já planeja as ações para promover os desfiles no próximo ano: “Na reunião da semana que vem, Uesca e Setur também irão discutir o cronograma de ações para o carnaval do ano que vem. A prefeitura pretende apoiar a realização do desfile das escolas de samba para o próximo ano, novamente sem empregar recursos públicos. O trabalho conjunto da Setur e Uesca será pela busca de um patrocinador máster para o evento, o que viabilizará os desfiles”, ressaltou via diretoria de comunicação.

Jardim Público

No 13º dia de seu mandato, Juninho da Padaria comunicou via assessoria de imprensa que a Prefeitura ofereceria à população apresentações carnavalescas no Jardim Público: “Em razão das dificuldades financeiras do município e das prioridades estabelecidas pelo novo governo municipal, Rio Claro não terá carnaval de rua neste ano. Sem desfile das escolas de samba, a cidade terá apenas matinês no Jardim Público, para os quais a prefeitura não utilizará recursos públicos”, justificou na época.

Quanto ao investido para as matinês no Jardim Público, o secretário de Turismo disse apenas que “foi bastante inferior ao de aproximadamente R$ 1,5 milhão que a prefeitura gastava a cada ano com o carnaval”. Também comentou que “na próxima semana, a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (Setur) e a União das Escolas de Samba da Cidade Azul (Uesca) se reunirão para fechar o balanço financeiro” em relação aos gastos para o evento.

SAÚDE

Questionado se o dinheiro economizado será aplicado em investimentos à Saúde, o secretário de Esporte e Turismo Ronald Penteado disse por meio da diretoria de comunicação que “o dinheiro economizado com carnaval de Rio Claro será integralmente utilizado no setor de saúde, conforme compromisso do prefeito Juninho – decisão que está mantida e será aplicada durante todo o ano”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.