Coronel Vianna em entrevista à Rádio Jovem Pan News.

Aproveitar o Carnaval com tranquilidade exige colocar em prática algumas medidas preventivas de segurança. Em entrevista à Rádio Jovem Pan News nessa quinta-feira (16), o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, coronel Vianna, trouxe orientações aos foliões.

Alvo preferido dos ladrões, os celulares não devem ser “ostentados” em eventos de grande público. “É uma peça pequena, de grande valor agregado, muito chamativo, temos celulares que custam mais de R$ 10 mil (…), algumas condutas como ficar fazendo selfies, filmando, isso chama a atenção do criminoso”, explica o coronel. “Muitas vezes a pessoa perde o celular pela prática do furto, o marginal leva o celular e a vítima nem nota”. É importante que o aparelho tenha senha, digital ou reconhecimento facial como forma de bloqueio em caso de furto. E-mails e aplicativos de bancos também precisam estar protegidos por senhas.

No caso dos cartões bancários, a orientação é estar atento para que não aconteça uma troca de cartões. Alerta também quanto ao risco de fraude nas máquinas, quando os golpistas têm acesso às informações do cliente. Os pagamentos através de Pix podem ser mais seguros em casos de compras durante grandes eventos. Andar em grupo para chegar até o veículo ajuda a evitar os roubos. Para evitar o furto do carro, é indicado o uso de estacionamento devidamente autorizado.

Acione a PM

A Polícia Militar pode ser acionada através do telefone 190. No caso dos desfiles das escolas de samba, a PM estará presente na área externa.