O carnaval está se aproximando e a Elektro reforça as orientações de segurança para quem vai fazer uso de energia elétrica em barracas por meio de ligações provisórias durante os dias de folia. A concessionária ressalta que não é possível fazer ligações provisórias de cargas móveis, tais como vans e caminhões.

O maior risco para quem não cumpre as orientações é o curto-circuito. A ligação clandestina pode provocar sobrecarga na instalação elétrica e gerar acidentes graves à população.  “Uma barraca irregular pode pegar fogo, provocar uma explosão e atingir muitas pessoas. Com simples ações é possível  evitar situações desagradáveis nesse momento de festa”, explica Guilherme Mafra, Gerente de Saúde e Segurança da Elektro.

Confira a seguir as dicas de segurança:

– A montagem de barracas deve ser feita distante da rede elétrica;

– Não faça ligação clandestina para iluminar barracas ou aumentar a iluminação das ruas. O desvio de energia elétrica implica em riscos de segurança e é crime;

– Sempre que possível, monte a barraca no mesmo lado da rede elétrica da Elektro, atendendo ao layout apresentado pela prefeitura no momento do licenciamento;

– Verifique se a instalação elétrica interna da barraca está adequada para suportar todos os equipamentos elétricos e a iluminação;

– Evite utilizar fios com emendas;

– Evite o uso de tomadas tipo “T” ou benjamins – isso pode sobrecarregar e causar curto-circuito na instalação;

– Jamais entre em contato com as tomadas ou interruptores de iluminação, caso esteja com as mãos molhadas ou com os pés descalços.

– Siga as orientações da Elektro para a instalação do padrão de entrada de energia elétrica que atenda as especificações técnicas exigidas, com aterramento instalado adequadamente para evitar acidentes com a rede elétrica e garantir a segurança da festa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.