Carnaval: dicas de alimentação saudável para folia

247

Divulgação

Para aproveitar (e muito) o Carnaval, o melhor é se alimentar de forma saudável antes, durante e após a temporada. A nutricionista da rede Hortifruti, Thamyris Ferreira Lima, dá algumas dicas essenciais para quem quer se preparar e curtir ao máximo os dias de folia e os blocos de rua.

– Pré-carnaval

“Antes da folia, o ideal é comer alimentos com alta densidade energética que sustentarão o organismo durante as movimentações”, ensina Thamyris. Dentre eles estão o açaí com banana, as barrinhas de cereal, pães, frutas, ovos e oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs).

– Durante o Carnaval

“Para os dias de Carnaval é fundamental se hidratar para a manutenção da saúde dos órgãos e do corpo, pois é um período de grande calor. O ideal é beber muita água e sucos de frutas como melancia, melão, laranja e água de coco que é rica em sais minerais”, afirma a nutricionista.

– Pós-carnaval

Já no pós-folia, a hidratação também é fundamental, devido às perdas de líquidos e desintoxicação do organismo. “Beba bastante água, suco da fruta ou água de coco para repor os eletrólitos perdidos pelo suor. Coma carnes brancas como frango ou peixe, evitando alimentos gordurosos e de difícil digestão. Opte também pelas saladas com verduras e abuse das frutas, principalmente das que contenham mais água e efeito antioxidante, como melancia, melão, laranja, morango, uva, maçã e kiwi”, conta Thamyris.

Sugestões de receitas práticas, refrescantes e saudáveis

A nutricionista dá ainda sugestões de receitas práticas para preparar em casa, e que são ótimas opções para se refrescar nas praias, nos blocos e para aproveitar as festas. E o melhor: são saudáveis e podem ser consumidas por gestantes, adolescentes e crianças.

 

Sacolé de iogurte com banana e morango

Ingredientes:

1 pote de iogurte natural

6 morangos

5 bananas

Modo de Preparo: Bata as bananas, morangos e iogurte no liquidificador. Coloque nos saquinhos de sacolé, amarre bem. Leve ao freezer até que congelem.

 

Picolé de frutas sortidas

Ingredientes:

5 laranjas ou  300 ml de água de coco

4 morangos

1 Kiwi

Modo de Preparo: Esprema o suco das laranjas ou use a água de coco. Pique os kiwis e os morangos em pedaços. Coloque os pedaços de morango e kiwi nas formas. Adicione o suco até completar. Finalize com os palitinhos. Deixe no freezer até endureça.

 

Coquetel de coco sem álcool

Ingredientes:

100 ml de suco de abacaxi (fruta)

50 ml de leite de coco

50g de coco ralado

3 colheres de sopa de mel

1 limão

Gelo

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador. Sirva em seguida!

Qual sua opinião? Deixe um comentário: